Governador de Goiás inaugura praça e obras de pavimentação em Santo Antônio do Descoberto

Governo estadual e prefeito mencionam limitações financeiras da população e apontam alternativas para estimular melhores condições e crescimento do município

Por Kleber Luiz

Na manhã de quinta-feira (5), o prefeito do município de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Von Lohrmann, recebeu o governador de Goiás, José Eliton (PSDB) e comitiva, para inauguração da praça da Igreja da Matriz além do lançamento inicial das obras de recuperação e pavimentação asfáltica do município, em convênio com o Estado.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades entre religiosa, políticas e da segurança pública. Dentre essas, o padre Marcelo Viera que lembrou a espera, por mais de 10 anos, para a realização do sonho da instalação da praça.Ao se pronunciar, o governador José Eliton lembrou a importância da atuação do governo estadual, de entregar benefícios às comunidades mais carentes. Um dos exemplos, citados foi a construção do Hospital de Santo Antônio do Descoberto, atualmente, em fase de conclusão.

Asfalto

O governador lembrou ainda o convênio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento (SED) de Goiás. Segundo José Eliton, investimento de cerca de R$ 5 milhões, destinado a obras para a operação tapa buraco, reconstrução e recapeamento, impermeabilização e rejuvenescimento nas vias pavimentadas que se encontram com a capa asfáltica deteriorada devido à ação do tempo e do tráfego intenso. “Asfalto quente, usinado, de primeiríssima qualidade”, frisou o governador.

Obras essas, que devem abranger, além das avenidas de eixos principais de transporte urbano, das vias, Montes Claros I e II, Parque Estrela Dalva, Central, Vila Paraíso, Vila São Luiz, Beira Rio, Vila Maria Auxiliadora, Aldeia da Paz, Conj. Habitacional Conceição Gomes Rabelo, Vila Cortes, Mansões Bittencourt, Setor de Indústria, Parque Santo Antônio e Vila Esperança), num total de 135.801,21 m2.

Dificuldades

Durante a solenidade, o prefeito Adolpho Von Lohrmann lembrou as dificuldades enfrentadas pelo município, que tem um índice de 95% de inadimplência em relação ao pagamento da taxa de IPTU. Isso devido a carência da população de Santo Antônio do Descoberto para pagar os impostos. O que reflete na limitação da capacidade do município realizar investimentos e melhorias.

O prefeito comparou a gestão de Santo Antônio do Descoberto, a um avião em queda, ao longo de várias gestões, que precisa recuperar o controle do voo para ganhar altitude. De acordo com Adolpho Von Lohrmann, para se superar tais dificuldades é necessário haver o empenho, por parte da prefeitura, mas também dos vereadores do município.

“Está nas nossas mãos, do Executivo e Legislativo, adequar para que a falência financeira do município não se concretize. E isso aí, diferente do que muitos falam, não é falta de planeamento. É falta de dinheiro. Mas a gente tem um horizonte.”, disse ao lembrar a possibilidade de arrecadação de mais de R$ 20 milhões com o lançamento do carnê de IPTU, na região do Corumbá.

Confira as fotos no Flicker

Visita do Governador José Eliton a Santo Antônio do Descoberto(GO)