Agricultores de Santo Antônio do Descoberto se capacitam para fornecer alimentos para escolas do município

Produtores rurais aguardam apenas publicação de edital da Secretaria de Educação para fornecer produtos para alimentação escolar em Santo Antônio do Descoberto

Por Kleber Karpov

No final de junho, agricultores da Comunidade Rural Pontezinha Corpo, localizada na zona rural de Santo Antônio do Descoberto, participaram de primeira capacitação do projeto Mãos Produtivas – Comércio institucional de alimentos na agricultura familiar, na sede da associação Corpo.

O curso, com duração de um ano e, um total de oito capacitações, contou com a presença de 20 produtores rurais que se habilitaram a vender produtos para alimentação escolar, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Em Santo Antônio do Descoberto, esses agricultores podem se beneficiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que garante, ao município, a aquisição de, no mínimo, 30% da alimentação escolar, de produtores rurais.

Sob coordenação Corumbá Concessões S.A. (CCSA), gestora da Usina Hidrelétrica Corumbá IV (UHE) e idealizadora do Mãos Produtivas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca (Sedap) de Santo Antônio do Descoberto, a CCSA atua no desenvolvimento dos agricultores e moradores do entorno do reservatório UHE.

A analista da CCSA, Marinez de Castro, falou sobre as ‘barreiras’ enfrentadas pelos produtores rurais, a exemplo da falta de apoio e burocracias, o que dificultam a comercialização de alimentos. “Os agricultores do projeto já vêm tentando plantar e vender alimentos, mas esbarravam exatamente na falta de apoio técnico e na dificuldade para acessar canais de venda, e assim ficavam desestimulados. Agora, com trabalho e este apoio da Corumbá Concessões, eles já poderão realizar seus sonhos”, afirmou.

Enquadramento

Responsável por acompanhar o Mãos Produtivas na comunidade Rural Pontezinha Corpo, o coordenador de Políticas Agrárias e Desenvolvimento Agrícola de SAD, Luiz Augusto ressaltou o sucesso do projeto.

“Pela primeira vez uma associação em Santo Antônio do Descoberto participa de um programa de comércio institucional de alimentos e vão participar tanto do Programa de Aquisição de Alimentos quanto do PNAE.”, disse ao observar que os agricultores aguardam apenas publicação de edital, por parte da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto “para que possam vender as produções”, concluiu.

Para o secretário da SEDAP de Santo Antônio do Descoberto, Eduardo Schulter, “a união dos produtores da agricultura familiar, de se organizarem em associações e cooperativas, é de suma importância para que esses produtores rurais possam acessar melhores mercados, como os das compras institucionais.”, afirmou.

Troca de experiências

Na última semana, os produtores rurais da comunidade Rural Pontezinha visitaram a Cooperativa Coopindaiá, no município de Luziânia (GO), para conhecer o trabalho da cooperativa. “Estamos em um projeto de organizar a associação para atender os programas oficiais de compra de alimentos Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE, esclareceu Schulter.