Fiscalização notifica Saneago por deixar de recuperar asfalto após execução de obras em tubulações

Secretaria de Fazenda fecha acordo com empresa para garantir recuperação das vias danificadas

Na última semana a Secretaria Municipal de Fazenda Pública notificou a Companhia Saneamento de Goiás S.A, responsável pelo saneamento no município, por deixar de recuperar a pavimentação asfáltica, adequadamente, após a realização de obras. O caso ocorreu, em decorrência reclamações provenientes de manutenções de tubulações recentes, no bairro Mangueiras e Parque XI, situados próximo a Colmeia.

Nos locais, uma empresa contratada pela Saneago, abriu buracos nas vias, para consertar tubulações. Porém, após concluídas as obras, a Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto recebeu reclamações sobre restaurações “malfeitas” do asfalto naquelas localidades.

Uma das reclamações, realizadas na sexta-feira (20) apontaram um vazamento proveniente de suposto rompimento de tubulação, após realização de obra no Parque XI. Porém, de acordo com o secretario de Fazenda, Marco Aurélio Elias, que se reuniu com a Saneago nesta segunda-feira (23), o trecho ainda está em obra. “A empresa que presta serviço está com problema na solução deste serviço.”, explicou.

Responsabilidade
Embora a Saneago alegue que as empresas responsáveis pelas obras sejam terceirizadas, para Marco Aurélio, tais contratos são de responsabilidade, da Companhia de Saneamento de Goiás. “Mesmo com a realização das obras executadas por uma empresa contratada, esses serviços continuam sendo de responsabilidade da Saneago.”.

Soluções
Marco Aurélio informou ainda que durante a reunião, a Secretaria de Fazenda fez um acordo com a Saneago para evitar novos problemas com comprometimento de vias asfaltadas, decorrente da realização de obras. “Estamos formando uma parceria entre a Fiscalização e a Saneago para a adequação da mesma em relação aos serviços por ela (ou terceirizados) feitos no Município. A partir de hoje quando o serviço de ligação de água acontecer que for necessário o corte de asfalto a empresa já vai para o local com a massa asfáltica para conclusão do serviço.”, explicou.

Recuperação de vias
Para o secretario de Infraestrutura, Obras e Transporte, Sérgio Murilo, a ação por parte da fiscalização é importante pois, recentemente, Santo Antônio do Descoberto recebeu um aporte de aproximadamente R$ 5 milhões para realizar uma ampla recuperação da pavimentação asfáltica de diversos bairros do município.

“Diversos bairros e avenidas de Santo Antônio do Descoberto devem receber asfalto e de ótima qualidade. Se eles fazem essas obras de recuperação de tubulações da Saneago e não recuperam o asfalto de forma adequada, com a compactação do solo, com a aplicação da manta asfáltica, esses lugares vão ficar comprometidos. Explicou.

Veja mais fotos no Flickr

Secretaria de Fazenda de Santo Antônio do Descoberto notifica Saneago