Idealizado pelo prefeito Adolpho Von Lohrmann, projeto que contou com integração de várias secretarias e deve entrar para calendário escolar do município

Por Kleber Karpov e Ronaldo Santos

Após duas semanas de muita alegria, diversão, aprendizado, práticas esportivas a 1a Colônia de Férias de Santo Antônio do Descoberto chegou ao fim. Com encerramento realizado na quinta-feira (26), no Espaço Cultural, seguida de visita dos estudantes que mais se destacaram, ao Jardim Zoológico de Brasília, na manhã de sexta-feira (27), a colônia de férias já tem gostinho de quero mais.

E, no que depender do prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Von Lohrmann, idealizador do projeto, dos diversos colaboradores, do Conselho Municipal de Educação (CME) do município e, principalmente, da criançada, a colônia de férias, deve passar a integrar o calendário escolar do município.

Em um encontro com o prefeito, na sexta-feira (26), o presidente do CME, Ivonaldo da Silva apoiou a ideia e apresentou documentos para a criação de uma resolução que deve autorizar a Secretaria Municipal de Educação desenvolver um Projeto de ação para que a Colônia de Férias seja realizada 2 (duas) vezes por ano e tenha muito mais atrativo e atividades lúdicas.

“Este projeto é muito bom e com segurança jurídica através de resolução, sua realização será permanente em período de férias no calendário do município. A parceria entre Prefeitura, CME e Secretaria de Educação para a Colônia de Férias, seguramente dará a oportunidade para a descoberta de novos talentos e oportunidades para nossas crianças”, destacou Ivonaldo.

Projeto Piloto

Preocupado com o acesso de cerca de 20% da população de Santo Antônio do Descoberto de apenas uma refeição ao dia, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no início de julho, o prefeito Adolpho propôs uma ação integrada entre as secretarias para realizar a colônia de férias. Com isso os estudantes das escolas públicas do município poderiam ter acesso, além das diversas atividades entre brincadeiras, jogos, dinâmicas em grupos, filmes e atividades lúdicas e, também, o acesso ao lanche.

Integração

Com o desafio de montar a colônia de férias que contemplassem estudantes das escolas de Santo Antônio do Descoberto gestores das secretarias de Educação, Saúde, Ação Social, Comunicação, Meio ambiente, Esporte, além do Conselho Municipal de Transporte Terrestre (CMTT) traçaram o projeto piloto que abriu inscrições em 16 de julho para estudantes das escolas municipais, e, também, à voluntários, estudantes de cursos de graduação e pais de alunos das escolas. Mesmo com o curto prazo de planejamento e mobilização de equipes para dar suporte ao evento, na avaliação do prefeito Adolpho Von Lohrmann, a Colônia de Férias foi extremamente positiva.

“A Colônia de Férias mesmo realizada de forma improvisada pelo tempo entre ideia e realização, foi um sucesso. Queremos no final do ano, envolver muito mais alunos e proporcionar férias inesquecíveis para as crianças. Nossas crianças estão aqui. Não estão na rua e não estão vulneráveis às situações de risco e o principal, elas se sentem valorizadas e amadas quando damos a atenção que elas precisam. Vamos realizar todos os anos a Colônia de Férias”, disse o prefeito.

Avaliações

Para a primeira dama, a secretária Municipal de Assistência Social e Transferência de Renda, Joana D’arc Araujo Rego, a integração entre as diversas equipes foram imprescindíveis para  o sucesso da colônia de férias.

“Hoje foi um dia muito especial, junto com os monitores, diretores e as crianças, nos divertimos muito no zoológico, onde teve brincadeiras, lanches e distribuição de brinquedos. Me senti lisonjeada por ter podido participar juntamente com a equipe de social, a chefe de gabinete Rosa Adiles a qual foi peça fundamental para que esse passeio fosse possível, ao Hugo que fez o maior sucesso vestido de patati entre todas as crianças que lá se encontravam com os pais a e equipe da comunicação que fotografou momentos de alegria e principalmente ao Adolpho que foi o mentor da primeira colônia de férias de SAD, se Deus quiser e assim nos permitirem as próximas colônias de férias dessa criançada abençoada será cada vez melhor, obrigada a todos que ajudaram para que tudo corresse bem e se empenharam para dar certo, agora é esperar a próxima e partir pro abraço”, agradeceu emocionada.

O secretário Municipal de Educação, Mauro da Mata, considerou positiva a iniciativa do prefeito. “É muito importante a realização deste evento. A iniciativa do prefeito Dr. Adolpho nos inspira a fazer mais por estas crianças. Dr. Adolpho pode contar conosco sempre que precisar, pois trabalhamos com crianças para ensiná-las para um futuro melhor”, disse.

Para o diretor da Escola Abdon Dias, Paulo Alexandre, a experiência também foi gratificante. “As crianças nos encantam e vendo a satisfação delas só nos ensinam o quanto elas devem ser bem cuidadas. Foram 12 dias de muita alegria e os contratempos não contam com o resultado que tivemos. Foi um sucesso!”.

O secretário de Esporte, Valdeir Gonçalves também se manifestou ao lembrar que “além de gostarmos de criança, a iniciativa do prefeito só veio a nos dar mais alegria. Estou feliz com a realização da Colônia de Férias e querendo sempre”.

O secretário de comunicação, Kleber Luiz parabenizou o prefeito pela realização da colônia de férias. “Parabéns ao prefeito Adolpho pela sensibilidade. Ao se preocupar em alimentação às crianças, os nutriu, sobretudo, com sonhos, ao mostrar diversos mundos de possibilidades, mesmo dentre tantas limitações.”.

Opinião também compartilhada pelo diretor de Cultura, Gillie Magnum: “Essa primeira Colônia de Férias foi bom demais. Pena que acabou… Mas foi gratificante ver essa criançada se divertindo e tendo momentos diferentes da rotina escolar”, disse.

A diretora da Escola Municipal Cora Coralina, Eliete Aparecida, por sua vez apontou o impacto da colônia de férias para os estudantes. “Nós que lidamos diariamente com as crianças, presenciamos todos os dias as dificuldades, problemas e dilemas. Nestes dias de Colônia de Férias percebemos um clima totalmente diferente onde o sorriso foi a marca registrada de todas elas. Adorei!”, disse.

Mas para a criançada…

O resultado foi uma grade diversificada de atividades, a exemplo de filmes, musicalidade, jogos de xadrez e dama, brincadeira com massinhas, pula-pula, aulas de capoeira, motocross,  palestra de trânsito e dengue, contadores de história, oficina de material reciclado, atividades esportivas, teatro, brincadeira com arte, dança, e muito mais.

Para uma das alunas que participou da colônia de férias, o receio. “É muito bom. Tô gostando, não vai acabar não né?”, questionou.

Empolgada, um segunda aluno, no Zoológico, se mostrou surpresa com a quantidade de animais. “Tem muito bicho, cobra, elefante e macaco… sorrisos”, disse, enquanto outra colega, lembrou algo importante, em meio ao sorriso: “Tá muito legal, tem lanche…”.

Confira imagens da 1a Colônia de Férias no Flickr

Sucesso: 1a Colônia de Férias de Santo Antônio do Descoberto encerra no Jardim Zoológico