Santo Antônio do Descoberto avança na instituição do Serviço de Inspeção Municipal

Em missão técnica, representantes de seis municípios de Goiás participaram de palestras e conheceram instalações agroindustriais inspecionadas pelo SIM, em  Arinos e Unaí, ambos em Minas Gerais

Por Kleber Karpov

Nos dias 24 e 25 de julho, o secretário  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca (Sedap) de Santo Antônio do Descoberto, Eduardo Schulter e a diretora de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Sedap, Camille França, participaram de missão técnica nos municípios mineiros de Arinos e Unaí.

O objetivo foi conhecer, em conjunto com representantes dos municípios goianos de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Novo Gama, Cocalzinho de Goiás e Valparaíso, práticas de sucesso de implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Serviço que garante aos consumidores a qualidade de produtos comercializados, sejam industrializados ou de origem animal.

Missão Técnica

Representantes de municípios de Goiás do Entorno Sul fazem visita técnica em fábrica de laticínios – Foto: Arquivo Sedap

Durante o primeiro, os participantes acompanharam uma apresentação sobre legislação e a experiência da Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), na implantação do SIM. No segundo, visitaram agroindústrias inspecionados pelo SIM, com o intuito de compreender os processos adotados na fabricação de produtos de origem animal.

Entre as visitas, a comitiva visitou um laticínio de pequeno porte, fabricante de queijo tipo frescal e uma agroindústria de beneficiamento de frango caipira, onde acompanharam, desde o processo de insensibilização das aves para o abate, até a embalagem e armazenamento.

Ainda foram visitados, um laticínio familiar de pequeno porte, produtor de queijo tipo frescal e curado, além de uma granja de ovos, também inspecionada, em que se observou, sobretudo, o processo de seleção da produção.

Qualidade, garantia de saúde e facilidade na comercialização

Fábrica de Laticínios com selo de inspeção SIM – Foto: Arquivo Sedap

Para o secretário da SEDAP, Eduardo Schulter, a possibilidade da organização dos municípios em consórcio, ampliam as fronteiras da inspeção sanitária e industrial e, consequentemente, da comercialização dos produtos. Schulter lembrou ainda a importância do SIM para facilitar, ao agricultor familiar, a comercialização de produtos.

“A Missão Técnica confirma o interesse dos seis municípios envolvidos em firmar o consórcio e possibilitar aos agricultores familiares a inspeção de seus produtos. Verificamos lá, por exemplo, que pequenos produtores de leite tem conseguido produzir queijos com procedência e qualidade, inserindo seus produtos em diferentes mercados.”, disse.

Implantação do SIM no Entorno Sul

Os municípios goianos, atuam em conjunto para tentar instituir o SIM na Região do Entorno Sul, marco esse que teve início, em 6 de junho, após realização de seminário na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio do Descoberto.

O SIM foi instituído por meio da Lei 1.283/50 que estabelece a obrigatoriedade de fiscalização prévia, industrial ou sanitária, de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.