Prefeitura busca parcerias para qualificar e reinserir trabalhadores desempregados no mercado de trabalho

Publicação: 03/08/2018 às 12h32 – Atualização: 03/08/2018 às 13h39

Objetivo é mudar realidade de alto índice de desempregados no município de Santo Antônio do Descoberto

Por Kleber Karpov

Com duas frentes de ação, a diretora da Diretoria do Trabalho e Qualificação Profissional do Município de Santo Antônio do Descoberto, Michele da Silva Carvalho, deu início a uma série de parcerias para mudar a realidade da geração de empregos na cidade. Em uma das frentes, a diretora deve passar a oferecer cursos de qualificação profissional às pessoas desempregadas. Na outra, começa a firmar convênios com o poder público e parcerias com a iniciativa privada de modo a aumentar a oferta de empregos para moradores do município.

Para Michele da Silva, o objetivo é mudar a realidade da população de Santo Antônio do Descoberto qu convive com “um índice altíssimo de desemprego”. Informação essa que, de acordo com dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da população de Santo Antônio do Descoberto, apuradas pelo último censo, em 2010, das 63.248 pessoas, apenas 7%, equivalente a 4.995 pessoas tem algum tipo de ocupação remunerada.

Qualificação profissional

Segundo Michele da Silva, um dos caminhos para reverter o quadro é oferecer capacitação profissional, por meio de cursos gratuitos, às pessoas desempregadas ou que queiram ingressar no mercado de trabalho. “Temos duas escolas em Santo Antônio já fechando parceria conosco. Então eles vão fazer um curso de capacitação, durante uma semana e, nós vamos passar a encaminhar o currículo dessa pessoas para as empresas que nós vamos fazer um trabalho de captação de vagas.”, disse ao frisar a importância de oferecer profissionais qualificados ao mercado.

Ainda de acordo com Michele, a diretoria está em vias de fechar convênio com o governo estadual em que Santo Antônio do Descoberto deve oferecer uma grande quantidade de cursos, presenciais e, de Ensino a distância (EAD).

A gestora observou ainda outra parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) deve oferecer, também, curso de informática aos aspirantes a uma vaga no mercado de trabalho. “Vamos fazer de tudo para qualificar os nossos trabalhadores.”, disse.

Captação de vagas o oferta de profissionais

Se de um lado a Diretoria do Trabalho vai capacitar trabalhadores, na outra ponta, Michele da Silva informa que a direção deve, também, buscar vagas no mercado de trabalho, para esses profissionais. Tanto dentro quanto fora do  município. “Vamos oferecer esses profissionais, devidamente qualificados dentro de Santo Antônio, mas também vamos a Brasília, em Águas Lindas e em outras localidades que precisem desses profissionais, sem contar as empresas que também devem se instalar no município como o Atacadão Dia a Dia que está inclusive abrindo lojas em outros locais.”, disse.

Diferencial

Michele da Silva explicou ainda que a qualificação oferecida pela prefeitura, deve servir como diferencial para o empregador, fora de Santo Antônio do Descoberto que, em muitas ocasiões, na hora de contratar preferem pessoas de outras localidades, em decorrência do preço das passagens de ônibus. “Se esse trabalhador vai para o mercado de trabalho qualificado, isso pode ser um fator a ser levado em conta pela empresa na hora de contratar.”, explicou.

Para o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Von Lohrmann, a população do município precisa passar a oferecer mão de obra ao mercado. O chefe do Executivo lembrou ainda o empenho em garantir a instalação de grandes empresas no município, que devem absorver esses profissionais.

“Temos uma realidade em que pouco mais de 5% da população de Santo Antônio do Descoberto tem emprego. Os que trabalham, a grande maioria, são nos chamados subempregos, e por isso a média salarial da população do município é de dois salários mínimos. E nós estamos dando os primeiros passos para mudar essa realidade para oferecer mão de obra qualificada. Nós estamos trabalhando para trazer empresas para Santo Antônio do Descoberto e se vierem e não encontrarem esses profissionais aqui, eles vão buscar de fora.”, disse o prefeito.

Interessados

Interessados em participar dos cursos oferecidos pela Diretoria do Trabalho, devem procurar a Michele da Silva, de segunda às sexta-feira, em horário de expediente, no prédio da Prefeitura.