Santo Antônio do Descoberto disponibiliza 21 cursos gratuitos pelo Programa Qualifica Goiás

Iniciativa da Diretoria do Trabalho da prefeitura de Santo Antônio do Descoberto abre canal, com cursos a distância, para facilitar aos desempregados entrarem no mercado

Por Kleber Karpov

A partir da próxima segunda-feira, 13 de agosto, as pessoas desempregadas ou a procura do primeiro emprego passam a contar com 21 cursos gratuitos oferecidos pela Diretoria do Trabalho. A iniciativa foi possível por meio da adesão da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto ao Programa Qualifica Goiás (PQG), mantido pelo governo estadual. Os cursos serão realizadas à distância, em laboratório de informática da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

De acordo com a diretora da Diretoria do Trabalho e Qualificação Profissional do Município de Santo Antônio do Descoberto, Michele da Silva Carvalho, dos 21 cursos ofertados, gratuitamente, quatro são focados ao estímulo do empreendedorismo para a abertura de um negócio próprio, cinco à inserção profissional no mercado de trabalho e outros 12 de voltados à capacitação de pessoas desempregadas de modo que possam ter mais facilidade para voltar a trabalhar.

Michele Silva lembra que a adesão ao PQG é parte de uma das linhas de ações da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto para tentar mudar a realidade da população do município em que, apenas aproximadamente de 7%, cerca de 5 mil moradores da cidade têm algum tipo de ocupação remunerada. Dados esses, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apuradas pelo último censo, em 2010, das 63.248 pessoas.

Qualificação profissional

Para o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Von Lohrmann, a iniciativa da Diretoria de Trabalho abre um canal essencial para propiciar a qualificação profissional de pessoas que precisam voltar ao mercado de trabalho.“A nossa diretora foi feliz nessa parceria pois o Programa Qualifica Goiás pede como contrapartida do município a disponibilização de local. Então nós disponibilizamos um espaço cedido pela Sedest, que também deve oferecer cursos de informática a essas pessoas, e com isso, a prefeitura terá um papel efetivo para ajudar as pessoas desempregadas ou àquelas que buscam a primeira oportunidade de entrar no mercado de trabalho.”, disse o prefeito Adolpho Von Lohrmann.

Cadastramento

Segundo a diretora do Trabalho, os interessados em se inscreverem em um dos 21 cursos disponíveis e, gratuitos, devem se dirigir ao Tele Centro, no prédio anexo da Prefeitura, de 15 horas às 17 horas e procurarem o professor Felipe, para realizar o cadastramento.

Confira os cursos

• Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas