Sábado (18) é Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Secretária de saúde lembra importância de vacinar crianças de um ano, a menor de cinco anos

Por Kleber Karpov

No sábado (18), acontece do Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto, deve manter as unidades de saúde abertas para ministrar as vacinas em crianças de um ano, a menores de cinco anos de idade, inclusive, as que já receberam as vacinas anteriormente.

Ao todo, 18 (dezoito) postos de saúde, das áreas centrais e também das zonas rurais devem oferecer as doses de vacinas gratuitamente. Para atenderem a meta de se vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.

A secretária Municipal de Saúde, Antônia Eliane Oliveira, alerta para a necessidade de se prevenir contra as doenças e lembra que a campanha segue até 31 de agosto. “Não temos surto em Goiás, mas é importante a vacinação para prevenir a doença. Sábado será o Dia ‘D’ da campanha, mas os pais que não puderem levar as crianças de um ano, a menor de cinco anos, para vacinar amanhã, não precisam ficar preocupados pois a campanha vai até 31 de agosto. Nossa menta é vacinar todas as nossas crianças para que sigam imunizadas e saudáveis. Mas é importante que cada pai ou mãe leve seu filho no Postos de Saúde para poder vacinar”, ressaltou.

Sarampo

Nesse ano, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), no país, houve o registro de 822 casos de sarampo, dados de 17 de julho. Além dos estados do Amazonas e de Roraima, os mais afetados, há ainda registros de casos isolados da doença em outros cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

Poliomielite

O país registrou o último caso de Poliomielite em 1989, ou seja, 28 anos, sem registro a doença. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), algumas cidades brasileiras estão abaixo da cobertura vacinal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).