Secretaria de Saúde atinge meta de 95% do Ministério da Saúde na vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Campanha permanece até 31 de agosto

Por Kleber Karpov

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Antônio do Descoberto, atingiu, nesta quarta-feira (29), a meta nacional, de 95% de imunização das crianças do município,  estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), na Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Mas, a secretária Saúde do município, Antônia Eliane, informa que vacinação continua até 31 de agosto.

Após atingir 76% das crianças vacinadas, no Dia ‘D’, em 18 de agosto, e ter ficado acima da média nacional, com 55% das crianças vacinadas, a SMS intensificou a campanha nessa semana, de modo a atingir os 95% estipulados pelo MS.

“Nosso prefeito, o dr. Adolpho, é médico e sabemos da importância de trabalhar preventivamente para garantir que nossas crianças estejam sempre saudáveis. Com isso, não nos acomodamos por ter um dos índices de vacinação mais altos do país e intensificamos a vacinação. Graças a Deus, atingimos os 95% e agora, nossa meta é, até o dia 31 de agosto, vacinar as nossas 4800 crianças.”, disse.

Vacinação

De acordo coordenadora da Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do município, Amenaisa de Fátima de Aguiar Santos, “Até a data de hoje, cerca de 4600 crianças já receberam as doses das vacinas. Mas, os pais que ainda não vacinaram as crianças, podem leva-las a qualquer posto de saúde, que elas vão receber a vacinação.”, explicou.

No Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o momento, entre os estados da federação, o Amapá foi o único que já superou a meta de vacinação, atingindo 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo. Entre os estados com menor cobertura, estão o Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, que tem 54% pólio e 53,7% sarampo. Já entre as capitais, destacam-se Boa Vista (RR), com 38,4% para pólio e 38,3% para sarampo, seguida por Salvador (BA), com 38,8% pólio e 38,4% sarampo.