Escolas de Santo Antônio do Descoberto comemoram com desfile, na quarta (5), o Dia da Independência

Desfile deve contar com três bandas e participação da Polícia Militar, Força Nacional Floresta, Escola Cívica Brasileira e outros colaboradores

Por Kleber Karpov

Cerca de 1.500 alunos das escolas municipais de Santo Antônio do Descoberto e 50 de uma estadual devem participar, manhã de quarta-feira (5), do Desfile Cívico das Unidades Escolares, em comemoração ao Dia da Independência, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Comemorado em sete de setembro, a antecipação em dois dias, da data oficial, foi uma saída encontrada pelo prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Von Lohrmann, para permitir que o evento possa receber participações especiais para enriquecer o desfile.

“Nosso objetivo é fazer um trabalho de resgate dos valores cívicos junto as nossas crianças e aos cidadãos de um modo geral. Então, nós conseguimos algumas participações, por exemplo da Polícia Militar, mas eles só poderiam participar no dia cinco, pois devem descansar no dia seguinte para, no dia sete, participarem do desfile em outros locais.”, explicou Adolpho Von Lohrmann.

Escola Cívica Brasileira – Foto: Divulgação

De acordo com o o diretor de Políticas e Eventos Culturais, Gillie Magnum, além dos estudantes das escolas municipais, também confirmaram a participação no desfile, a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), a Escola Cívica Brasileira (ECB), a Força Nacional Ambiental (FNA), alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Grupo de Escoteiros da Cidade Eclética e Guarda Mirim da Escola Militar.

Patriotismo

Diretor Cultural Gillie Magnum treinando estudantes – Foto: Divulgação

Para Gillie Magnum, que treina os alunos, em parceria ao servidor da vigilância Florestal e músico, Hélio Fontenele, cedido pela  Secretaria de Meio Ambiente, o processo de treinamento dos alunos é gratificante. Isso por perceber, o entusiasmo e dedicação dos estudantes.

“O trabalho de treinamento dos alunos tem sido extremamente gratificante pois vimos o interesse e a disciplina das crianças que estão participando. Esse interesse cívico é algo que não existe mais nas escolas e estamos fazendo esse trabalho de resgate e percebendo o entusiasmo dos alunos dentro das escolas. Tivemos uma importante adesão, tanto dos alunos, quanto dos professores e dos diretores, tanto dentro da cidade como nas áreas rurais. Nossa esperança é que esse sentimento volte para dentro das escolas.”, disse o diretor Cultural.

Ainda de acordo com o diretor cultural do Município, o treinamento despertou o interesse de diversos alunos, para a música, potencial a ser explorado. “Nós tivemos ainda a oportunidade, com a participação, do Hélio Fontenele, que tem ajudado com instrumentos e orientação de como tocar o bumbo, por exemplo, foi de observar o interesse dos alunos com a Música.”, concluiu.

Aulas
O secretário de Educação, Mauro da Mata explicou que apenas os alunos que participarem do desfile serão liberados da aula. “Nós temos que resguardar os 200 dias letivos, então todos os alunos que não forem desfilar, eles terão aula normalmente.”, disse.

Concentração e percurso

A concentração dos alunos deve acontecer, na manhã de 5 de setembro, às 7h30, na Praça da Igrejinha, com previsão de início do desfile as 8 horas. O percurso segue pela extensão da Avenida Goiás até a rua de acesso a Câmara Municipal e termina na Praça da Igreja Matriz.

Assista o teaser de divulgação do desfile

Veja mais fotos no Flicker