Secretaria de saúde promove ações de saúde na praça da Igreja Matriz

Ações de prevenção de saúde deve acontecer em outros pontos de grande circulação de pessoas no município, afirma secretária de Saúde

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto realizou uma ação de prevenção em Saúde na Praça da Igreja Matriz do município. Profissionais de Saúde fizeram verificação de pressão arterial, glicemia capilar, peso, além de dar oreintações sobre dieta, alimentação saudável além da forma correta de se fazer exercícios físicos.

Equipe de saúde realizam ações preventivas na Praça da Igreja Matriz – Foto: Michel Gomes

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Antônia Eliane Oliveira, a prática deve se tornar rotina no local que, após o término das obras da Praça da Igreja da Matriz, passou a receber um grande fluxo de pessoas, sobretudo que realizam caminhadas pelo local.

“Há um imenso esforço por parte do prefeito Adolpho, principalmente, porque ele ser médico, que a atuação, tanto com a secretaria de Saúde, quanto com outras secretarias foque em ações preventivas de saúde. E eu, como enfermeira, sei da importância dessa atuação, pois quando prevenimos, reduzimos consideravelmente, as incidências de doenças. Então, nós vamos intensificar ações como essa que ocorreu na Praça da Igreja Matriz, e devemos levar também para outras localidades mais afastadas do município.”, explicou.

‘Mamaço’

Equipes do ESF e UBS14 com mães e grávidas em evento do Mamaço no Parque Santo Antônio – Foto: Michel Gomes

Antonia Eliane lembrou ainda o ‘Mamaço’ realizado no Parque Santo Antônio, por equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 14, na sexta-feira (31). No evento, em celebração ao Mês da Amamentação,  as mães de bebês em fase de amamentação e grávidas, participaram de palestras que ensinaram a realizar o aleitamento materno, de forma correta, entre outras ações preventivas de Saúde.

“Na sexta passada, as meninas da UBS 14 estiveram no Parque Santo Antônio, onde as mãezinhas participaram de palestras, aprenderam a amamentar de forma correta, onde realizaram testes rápidos de hepatite B e C e também mediram a pressão arterial e fizeram testes de glicemia. Então, se podemos atuar preventivamente, podemos diagnosticar com antecedência casos de doenças e tratar, antes que o quadro se agrave. Com isso, certamente teremos menos pacientes para atender nas emergências dos hospitais.”, concluiu.