Feriado de Dia de Finados segue sem transtornos em Santo Antônio do Descoberto

Obras de revitalização de cemitério são concluídas em tempo e população pode realizar homenagens aos entes queridos sem transtornos

Por Kleber Luiz

A população de Santo Antônio do Descoberto pôde prestar as homenagens aos entes queridos, nesta sexta-feira (2), feriado de Dia de Finados. Em reforma de ampliação e, também de revitalização, as fortes chuvas no município, nas últimas semanas, chegou a causar transtornos, mas as estiagens ao longo desse período permitiram a colocação de brita, o corte de grama, poda de árvores, além da pintura do muro, da capela e áreas de acesso comum do cemitério.

Para a secretária da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (Siosp), Antônia Eliane de Oliveira Moura, que deu início a revitalização de áreas do cemitério, nas duas últimas semanas, mesmo com as chuvas, a programação ocorreu, dentro do prazo.

“Logo que assumi a Siosp, na primeira semana de outubro, uma de minhas primeiras preocupações foi justamente realizar a revitalização nas áreas externas e internas do cemitério, por causa do feriado do Dia de Finados. Passamos um pouco de aperto, pois as chuvas foram intensas, mas deu tudo certo. Conseguimos fazer a podas e cortar as gramas, pintar o muro e a capela. Tenho certeza que a população vai prestar as homenagens aos seus entes, no dia de hoje com o cemitério arrumadinho.”, explicou.

Ampliação

Responsável pelo cemitério, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Recursos Hídricos, Minerais, Agro Ecológicos, Ciência e Tecnologia (SEMMA), está realizando a ampliação do cemitério. Uma nova célula deve receber 380 gavetas, de modo a aumentar a capacidade de novos enterros.

Com previsão de entrega para fevereiro, chegou a ter formação de lama na base, há cerca de 15 dias, em decorrência das chuvas, mas o local recebeu revestimento em brita, para evitar o transtorno aos usuários. “Nós temos um cemitério que fica na encosta de um morro, e, por causa das chuvas fortes e que se adiantaram um pouco nesse ano, não foi possível concretar toda a base da célula. Com isso, nós tivemos um transtorno, há cerca de 15 dias e pedimos desculpas aos usuários do cemitério, mas amenizamos o problema e agora é trabalharmos para estar com a célula pronta no início do próximo ano.”, explicou.

Veja mais imagens no Flickr

Feriado de Dia de Finados seguiu sem transtornos em Santo Antônio do Descoberto