Acordo entre Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto e Conab reduz custos para produtor rural comprar grãos de milho

Programa de Vendas em Balcão garante compra com preço diferenciado e entrega gratuita

Por Kleber Luiz

A prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, celebrou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para viabilizar, aos pequenos agricultores do município, o acesso ao Programa de Vendas em Balcão (PROVB). Com isso, os produtores rurais passam a contar com o apoio para aquisição de grãos de milho a preço mais barato, além de ficar isento do custo do frete. O Acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), de 14 de novembro de 2018.

Isso é possível pois, com o acordo, a prefeitura, deve se responsabilizar pelo processo de cadastramento e comercialização de grãos de milho, no próprio município, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca (Sedap). Além de disponibilizar um caminhão para fazer o transporte da carga, gratuitamente, para o produtor rural.

Mas, a principal vantagem, é que os produtores rurais, por intermédio da Sedap, passam a ter a possibilidade de comprar os grãos de milho, diretamente da Conab, com preço diferenciado.

O superintendente regional da Conab no Distrito Federal, Rafael Bueno, explicou que o valor praticado pela Companhia é de R$ 26,56 o quilo, enquanto no comércio, o preço médio é de R$ 34, o quilo, dos grãos de milho.

Confira a ACT

Início das vendas

De acordo com o secretário da Sedap, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a expectativa é que os produtores rurais comecem a se beneficiar da compra de grãos, diretamente da Conab, no município, possa ter início, em aproximadamente, quatro meses. Tempo esse, necessário para que a Secretaria possa viabilizar todo o processo administrativo para atender os interessados.