Santo Antônio do Descoberto recebe, na segunda (10), nova Unidade Básica de Saúde

Publicado em: 08/12/2018 às 15h24 – Alterado em 10/12/2018 às 16h57

Nova UBS tem melhor estrutura, além de reduzir distância para atendimento da comunidade

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto deve entregar à cidade, na segunda-feira (10), as 9 horas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. A UBS, de Porte III, situada em frente ao prédio da prefeitura, deve manter três equipes de Atenção Básica para atendimento da população.

De acordo com a secretária de Saúde, com a inauguração da UBS, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município passam a contar com mais estrutura. O UBS deve oferecer à comunidade, consultas Pré-Natal, acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) de crianças, Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), vacinas, teste de pezinho, curativos e retirada de ponto, nebulização.

Perto de casa

Ainda de acordo com a gestora, a unidade deve receber as demandas dos Postos de Saúde 02, 03 e 05. Consequentemente, as pessoas assistidas pelas pelas equipes desses postos, devem ser atendidas mais próximas das residências.

Outras unidades

Para o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, a UBS Porte III é uma de quase uma dezena de Unidades Básicas de Saúde, em fase de conclusão, que devem ser entregues à população no decorrer dos próximos meses.

Além da UBS Porte III, próximo a prefeitura, atualmente no município, outra UBS porte III e uma UBS porte II já tiveram as obras retomadas. Outras três UBSs porte II, estão em fase de licitação ou início de obras. Sem contar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em fase de conclusão.