Avenida Goiás e Centro recebem revitalização de asfalto, limpeza e serviços de terraplanagem

Secretária de Obras explica importância de desobstrução e alongamento de bueiros para captar águas das chuvas e reduzir enxurradas

Durante a semana, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (Siosp) de Santo Antônio do Descoberto, estão realizando a revitalização do asfalto que contornam a Feira e a Rodoviária do Centro, além de ações de limpeza, desobstrução de bueiros e pontos de visitas (PVs), além de terraplanagem na Avenida Goiás. De acordo com a secretária da Siosp, as intervenções da Siosp ainda devem continuar na Avenida Goiás, ao longo dos próximos dias.

A Secretária explicou ainda que o serviço de desobstrução ainda pode demorar alguns dias, em decorrência do grande volume de resíduos que impede a passagem do fluxo de água pluvial na via.

Péssimas condições

A Secretária de Obras explicou que o PV em desobstrução, ainda deve ser concluído, além do excesso de grande volume de resíduos encontrado na localidade, também pelas condições em que se encontrava. “A tampa da caixa de concreto estava muito velha, e acabou quebrando, pois deve ter uns 20 anos que não era trocada. Mas a secretaria isolou o local e já está confeccionando outra.”, explicou.

Importância das desobstruções

Enquanto uma equipe realizava a terraplanagem de via, na lateral do Posto Levi, um pouco mais acima, outra realizou a desobstrução e alongamento da caixa de bueiro, o que reduziu, consideravelmente, a enxurrada de água na via que dá acesso ao posto de gasolina.

De acordo com a secretária de Obras, embora esse processo de desobstrução torne mais lento a recuperação das vias do município, se trata de uma etapa, necessária, para aumentar o tempo de vida útil do asfalto.

“Se apenas fizermos o que sempre foi feito, tapar o buraco quando surge, quando vierem as chuvas fortes, com as enchentes, esse asfalto é arrancado com o volume de água. Agora como estamos desobstruindo os bueiros e os PVs, alongando e deslocando as caixas de captação das águas das chuvas, os pontos mais baixos das vias, as enxurradas são reduzidas consideravelmente.”, explicou a Secretária.

Confira o vídeo sobre as desobstruções: