Agricultores do município participam do Projeto de Incentivo à Cadeia Produtiva da Mandioca

Os 13 associados da comunidade Rural Sabarú participam do programa

Para fortalecer o plantio de mandiocas com os agricultores rurais da Comunidade Rural Sabarú, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Agricultura e Peca (SEDAP) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – EMATER estão realizando o Projeto de Incentivo a Cadeia Produtiva da Mandioca.

Os 13 associados da comunidade rural Sabarú de Santo Antônio do Descoberto, iniciaram o plantio de cerca de 500 mudas, sendo elas de 6 variedades. A associação conta atualmente com um terreno de 2 hectares, no qual ainda deve receber mais mudas de mandioca.

De acordo com o coordenador de Políticas Agrárias e Desenvolvimento Agrícola do município, ‘’o objetivo é que façamos outro canteiro desse mesmo modelo no final do ano, em outra associação. Sendo assim, uma parte das ramas que serão colhidas aqui serão distribuídas para outros produtores e regiões do município, a associação deve ficar com a raiz (mandioca) e com a outra parte das ramas, que serão replantadas para dar continuidade no programa’’.

Ainda de acordo com a SEDAP, as 6 variedades, que foram plantadas na Associação Rural Sabarú são mandiocas de mesa, ou seja, devem ser consumidas cozidas ou fritas. Futuramente serão plantadas ainda outras variedades, visando à produção de farinha de mandioca.

As associações rurais contam ainda com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), que oferece além da assistência técnica, apoio rural, com o objetivo de maior produtividade nas atividades agrícolas. Segundo o Coordenador Técnico da EMATER de Santo Antônio do Descoberto, “nós trabalhamos para dar total apoio para as associações rurais. Um dos suportes que prestamos é para saber se o terreno atende as necessidades do que será cultivado. Nós colhemos uma amostra da terra e enviamos para um laboratório especializado, eles analisam e nos dão um retorno sobre o que precisa ser feito. Sendo assim, nós informamos aos agricultores o que precisam fazer no terreno para ficar de acordo com as necessidades do que será cultivado.”

Variedades de mandiocas plantadas na Associação Saburú

Descrição de cada variedade de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Mandioca – BRS 396

A mandioca BRS 396 apresenta polpa amarela, tem alto teor de betacaroteno (precursor da vitamina A). Alcança produtividade de até 50 toneladas por hectare e deve ser colhida de 7 a 12 meses após o plantio. Por ter uma arquitetura pouco ramificada, os tratos culturais são favorecidos. A colheita também é facilitada em função da disposição horizontal da maioria das raízes, o que favorece o arranquio e despenca. A BRS 396 apresenta ainda raízes uniformes, o que facilita sua comercialização.

Mandioca – BRS 397

A mandioca BRS 397 apresenta polpa amarela, com alto teor de betacaroteno (que é o precursor da vitamina A) nas raízes. No Distrito Federal e Entorno a cultivar apresenta produtividade de até 78 toneladas por hectare. Em função de sua precocidade a cultivar deve ser colhida preferencialmente de oito a doze meses após o plantio. Por ter uma arquitetura pouco ramificada, os tratos culturais são favorecidos. A colheita também é facilitada em função da disposição horizontal da maioria das raízes, o que favorece o arranquio e despenca.

Mandioca – BRS 398

A mandioca BRS 398 apresenta produtividade de raízes de até 49 toneladas por hectare. Em função de sua precocidade a cultivar deve ser colhida preferencialmente de 8 a 12 meses após o plantio. Por ter uma arquitetura pouco ramificada, os tratos culturais são favorecidos. A variedade apresenta ainda raízes uniformes, o que facilita sua comercialização. A colheita também é facilitada em função da disposição horizontal da maioria das raízes, o que favorece o arranquio e despenca.

Mandioca – BRS 399

A mandioca BRS 399 apresenta polpa amarela, apresenta alta produtividade, podendo alcançar até 70 toneladas por hectare. Por ter uma arquitetura pouco ramificada, os tratos culturais são favorecidos. Em função de sua precocidade a BRS 399 deve ser colhida preferencialmente de 8 a 12 meses após o plantio. A variedade apresenta também moderada resistência à bacteriose e coloração do córtex das raízes rosado (mandioca do grupo cacau).

Mandioca – BRS 400

A mandioca BRS 400 de polpa rosada apresenta alto teor de licopeno nas raízes, substância, ou seja, apresenta importantes propriedades antioxidantes. No Distrito Federal e Entorno a cultivar apresenta produtividade de raízes de até 46 toneladas por hectare. Em função de sua precocidade a cultivar deve ser colhida preferencialmente de 8 a 12 meses após o plantio. A variedade apresenta baixa altura da primeira ramificação, desta forma deve ser evitado seu plantio adensado. A BRS 400 deve ser plantada preferencialmente sobre canteiros para facilitar a colheita, uma vez que apresenta raízes com tendência vertical. Além disto, apresenta moderada resistência à bacteriose.

Mandioca – BRS 401

A mandioca BRS 401 de polpa rosada apresenta alto teor de licopeno nas raízes, substância que apresenta importantes propriedades antioxidantes. No Distrito Federal e Entorno a mesma apresenta produtividade de raízes de até 60 toneladas por hectare. Em função de sua precocidade a BRS 401 deve ser colhida preferencialmente de 8 a 12 meses após o plantio. A variedade deve ser plantada preferencialmente sobre canteiros para facilitar a colheita, uma vez que apresenta raízes com tendência vertical. Além disto, a BRS 401 apresenta moderada resistência à bacteriose, sendo mais indicada para o plantio em solos de média a alta fertilidade.