Desobstrução completa de bueiros, reconstrução de caixas, galerias e tampas contribui para evitar alagamentos

O entupimento de bueiros é um dos fatores que pode agravar as inundações e enxurradas no período de chuvas. Para evitar problemas como estes, a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está realizando serviço de desobstrução completa de bueiros, reconstrução de caixas, galerias e revitalização de bocas de lobo.

“O sistema de drenagem do município não atinge todas as ruas e com a obstrução das bocas de lobo existentes pioram a situação, por isso este trabalho é de suma importância”, explicou a secretária municipal de obras, Antônia Eliane.

As equipes envolvidas no trabalho de desobstrução estão retirando materiais como pedaços de móveis, areia, tijolo, madeira, garrafas pet e sacolas plásticas. Os serviços de retirada de entulho, realizados pela secretaria, complementam a ação preventiva.

As tampas estão sendo construídas, de forma pré moldada, pela própria equipe da secretaria, na garagem municipal, sede da pasta.

A população também pode contribuir com o trabalho promovido pela Prefeitura, não deixando sacolas de lixo na rua muito tempo antes do horário do caminhão de coleta passar, pois a chuva pode vir antes e carregá-las para os bueiros, além claro, de não jogar lixo e resto de construção em locais indevidos.