Social realiza entrega de carteirinhas passe livre

A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e Diretoria de Transporte realizou na última sexta-feira (22), a entrega das carteirinhas do Passe Livre, que viabilizam viagens dentro do município. No total 60 pessoas foram contempladas no município.

Os moradores do município participaram da solenidade de entrega no Serviço de Convivência III (Vila Vida). Segundo a secretária da SEDEST e primeira dama, Joana D’arc, a carteirinha é direito garantido, sendo assim, todo idoso e demais pessoas que necessitam do Passe Livre devem procurar a assistência social para garantir seu direito.

É válido lembrar que o Passe Livre deve ser usado para viagens dentro do município e pode conceder ainda passe livre para acompanhantes, no entanto, apenas mediante a laudo médico informando a necessidade.

Como solicitar a carteirinha do idoso para viagens interestaduais

Para solicitar a carteirinha do idoso  para viagens interestaduais é necessário ter igual ou acima de 60 anos, renda igual ou inferior a dois salários mínimos e comparecer na secretaria da assistência social do município, portando Identidade/RG, CPF, comprovante de endereço e foto 3X4. Já para solicitar as passagens para viagens, é necessário comparecer a agência de viagem com antecedência, para reservar a passagem.

É válido salientar que, 2 assentos de cada viagem de ônibus são destinados para o portador da carteirinha do idoso. Estando preenchidas as duas vagas, o idoso pode solicitar a passagem com 50% de desconto. A carteirinha pode ser usada ainda para viagens de avião, sendo que, 50% do valor da passagem deve ser pago pelo idoso.

A carteirinha do idoso não serve para viagens dentro do município e sendo ela individual, não dá direito a acompanhante.