Educar para prevenir: CMTT registra queda no número de infrações por cinto de segurança

As campanhas educativas desenvolvidas pelos agentes da Companhia Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) ao longo de 2018 já apresentaram resultados satisfatórios. Nos 2 primeiros meses deste ano, foi registrada a queda das infrações pelo não uso do cinto de segurança, em comparação aos 2 primeiros meses do ano passado.

Os dados da estatística de multas de janeiro e fevereiro deste ano, relativos a autos de infrações lavrados pelo órgão apresentam queda considerável. O comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, comparados com o mesmo período deste ano, apontam queda de mais de 70% em multas aplicadas pelo não uso do cinto de segurança. Ao todo, em 2018, foram registrados 847 autos de infração pelo não uso do cinto, contra 217, no mesmo período de 2019.

Na avaliação do superintendente da CMTT, Alessandro Viana, a queda dos quantitativos dos autos de infração por cinto de segurança demonstra a importância do papel pedagógico das campanhas educativas, ações conjuntas com outras áreas do governo, e da eficiência na fiscalização da autarquia no município. “Se nós nos mostramos presentes com campanhas educativas, a tendência é que tenhamos condutores mais conscientes quanto ao cumprimento das leis de trânsito, e consequentemente, as infrações tendem a cair,” avaliou.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o uso do cinto de segurança reduz em até 45% o risco de morte para quem usa o item no banco da frente e até 75% para quem está banco de trás.