CRAS promove Oficinas do Programa de Atendimento Integral à Família

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e do Centro de Referência Assistência Social (CRAS), de Santo Antônio do Descoberto, está realizando toda terça-feira e quinta-feira as oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), para todos os públicos.

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica das SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

Ofertar ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos:

• Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;
  • Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;
  • Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
  • Promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;
  • Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;

As oficinas consistem na realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução de técnicos de nível superior do CRAS. O nosso primeiro foi com o grupo das mulheres, onde foi trabalhada motivação e autoestima. Suzilene Monteiro

Vale salientar que o CRAS trabalha para realizar serviços de proteção básica nas áreas de vulnerabilidade. Deste modo, são realizadas ações continuadas  que viabilizaram o Serviço  de  Proteção  e Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação continuada (BCP), solicitação da isenção da 2° via de certidão nascimento, casamento e óbito e também inclusão das famílias na rede de socioassistencial conveniada e programas de transferência de renda.

O CRAS salienta ainda que, para melhor atender os moradores de Santo Antônio do Descoberto, sua sede está passando por uma organização e limpeza, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Obras e Serviços Públicos (SIOSP).