Nota de Esclarecimento – Coronavírus (Covid-19)

ATENÇÃO!

Está circulando nas redes sociais e em grupos de troca de mensagens que o Santo Antônio do Descoberto registrou o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19). É FAKE NEWS!
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que NÃO há casos suspeitos no município, portanto não há motivo para pânico.

MEDIDAS TOMADAS
Os profissionais de saúde do nosso município estão sendo capacitados para tratar possíveis casos suspeitos de Covid19;
Caso haja necessidade, pessoas com suspeita da doença serão encaminhadas para o Hospital Estadual de Doenças Tropicais de Goiânia (HDT);
E está sendo estudada a possibilidade de ter o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, também com unidade de referência.

ORIENTAÇÕES
É de extrema importância que a população NÃO procure as Unidades de Saúde de imediato para evitar a superlotação e proliferação do coronavírus.
A recomendação é ficar em casa e procurar o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) pelo número 3606-2456. Os profissionais vão dar todas as orientações necessárias e, se for preciso, farão a visita na residência da pessoa com suspeita do vírus.

TRANSMISSÃO
A Covid-19 é transmitida por meio da saliva, espirro, tosse e aperto de mãos.

SINTOMAS
Tosse, febre e dificuldade de respirar.

PREVENÇÃO
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite aglomerações se estiver doente;
Mantenha os ambientes ventilados;
Não compartilhe objetos pessoais.

Segundo o Secretário de Saúde, Antônio Marcos, o município está seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e do estado de Goiás. “Não há motivo para a população ficar em alerta, a situação está sob controle, o Santo Antônio do Descoberto está preparado para enfrentar essa pandemia e os santoantonienses serão constantemente atualizados”, enfatizou.

Ajude-nos a superar o coronavírus! NÃO compartilhe fake news.