Sábado (22) tem vacinação antirrábica, para cães e gatos, em Santo Antônio do Descoberto

Publicado em 16/09/2018 às 23h04 – Atualizado em 17/09/2018 às 16h38

Sete postos ficarão abertos de 8h às 17h para vacinações

Por Kleber Luiz

A secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Antônio do Descoberto, realiza no sábado (22), a campanha de vacinação antirrábica para imunização de cães e gatos contra o vírus da raiva. A expectativa da SMS é que os animais com mais de três meses, que não estejam em período gestacional recebam a dose da vacina.

De acordo coordenadora da Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do município, Amenaisa de Fátima de Aguiar Santos, sete postos de vacinação devem ficar abertos para a vacinação dos animais. “É importante que as pessoas levem seus cães e gatos, com os cartões de vacina, para evitar o risco de contaminação com o vírus da raiva.”, explicou.

Raiva

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Contágio

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, arranhões ou lambedura desses animais. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.

Postos para vacinação:

  • 1/3 – Beira Rio
  • 6 – Centro (Proximo ao INSS)
  • 7 – Jardim de Alá
  • 8 – Park XI
  • 11 – Setor de Mansões Bittencourt
  • 13 – Beatriz I
  • 14 – Parque Santo Antônio
  • 18 – Cidade Eclética
  • Rodoviária da Queiroz