Prefeitura de Santo Antônio participa de debate no IBAMA

O objetivo principal do debate foi avaliar a atual situação do Rio Descoberto e Rio Alagado, acerca da preservação do reservatório de Corumbá

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) participaram na tarde de ontem (18), de debate na Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Brasília – DF. O objetivo principal foi avaliar a atual situação do Rio Descoberto e Rio Alagado, visando a  preservação do reservatório de Corumbá.

De acordo com secretário de Meio Ambiente Solano Benedito “a preocupação com a água do nosso município é no geral, nascentes, depósitos de esgotos, poluição que chega até as nossas águas, loteamentos nas proximidades dos rios, captação da água, dentre muitos outros pontos. É preciso que seja realizada uma força tarefa, visando a preservação.’’

‘’O debate precisa ser maior entre os municípios e os órgãos responsáveis, para que futuramente não exista consequências irreversíveis. Precisamos criar um modelo de proposta de preservação ambiental com mais abrangência,” completou o prefeito de Santo Antônio, Dr. Adolpho.

É válido ressaltar que, atualmente, a preocupação maior se dá pelo vazamento de chorume do aterro sanitário de Samambaia, que aconteceu no final de janeiro. O chorume chegou até o córrego Melchior, que deságua no Rio Descoberto.

Também participaram do debate o superintendente do IBAMA, e representantes do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), da Prefeitura de Novo Gama, de Corumbá e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).