Curso de artesanato em bambu é realizado numa parceria entre a SEDEST e SENAR

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto Goiás, por meio da Secretaria de Assistência Social e Transferência de Renda (SEDEST), realizou em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) e o Sindicato Rural do Município entre os dias 25 a 28 de janeiro, curso de Artesanato em Bambu.

A capacitação contou com duração de 30 horas divididas em quatro dias e os alunos aprenderam a técnica de transformar o bambu em artesanato, e utilizá-lo como fonte de renda. Ao longo de quatro dias de curso, eles aprenderam e produziram diversas peças como cadeiras, banquetas, suportes para flores, dentre outros objetos.

O curso aproxima ainda mais a comunidade e o produtor rural dos recursos que a natureza oferece. A produção artesanal de objetos úteis, artísticos e decorativos, utilizando matéria-prima disponível na região. Neste sentido, o artesanato rural contribui para a preservação do meio ambiente e divulgação das expressões culturais regionais, podendo ou não ter fim comercial, sempre estimulando a organização de grupos.

Por causa da pandemia, são seguidas as orientações das autoridades de saúde, como o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados e distanciamento social. Os participantes receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.