Após 13 anos de espera, a primeira creche do programa ProInfância é finalizada

Foto: Denner Nunes

A segunda creche segue em processo de licitação para início das obras

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SME), realizou no último dia 3 de abril, a inauguração da Creche Proinfância, no bairro do Parque XIII, em homenagem à moradora Vovó Joaquina Pontes.

A construção, iniciada em 2011 com apoio do Ministério da Educação e do FNDE, enfrentou desafios ao longo de quase 13 anos, mas foi finalmente concluída graças aos esforços da gestão atual. Foi anunciado ainda que até o final de abril será iniciado o processo licitatório para retomar a obra da Creche Proinfância do centro, localizada atrás do Colégio José de Assis.

A nova creche tem capacidade para atender cerca de 240 crianças e oferece uma estrutura moderna, com salas de aula, banheiros, sala multiúso, sala dos professores, diretoria, secretaria, cozinha, refeitório, parquinho e outras áreas, representando um investimento municipal superior a R$ 3.200.000,00 (Três Milhões e Duzentos Mil Reais).

O prefeito Aleandro Caldato frisou sobre a importância da educação infantil no município, esclarecendo que por mais que a educação seja pública, não precisa ser ruim. “Fico muito feliz em celebrar esse momento tão significativo para a nossa população, o resgate dessa creche que estava há 13 anos com as obras paralisadas por gestões anteriores. Agora, em nossa gestão, finalizamos essa importante estrutura que vai atender cerca de 240 crianças de Santo Antônio do Descoberto. Não é porque é pública que precisa ser ruim, destacou o gestor municipal.

Foto: Denner Nunes

No evento, ainda foi entregue diversos kits Infantis Pré-Escola I e II contendo os seguintes itens: estojo porta lápis em náilon com zíper, caderno de desenho grande cartografia espiral com 48 folhas, avental infantil, tinta guache, lápis de cor, apontador com reservatório, tesoura sem ponta e muitos outros itens para a criançada.

A Coordenadora da Educação Infantil, Andrea Melo, ressaltou como as atividades serão conduzidas na creche. “Para nós, a Educação Infantil é um direito fundamental e essencial para todas as crianças. Aqui no CMEI Vovó Joaquina Pontes, elas terão um ambiente seguro e acolhedor. Vão brincar, imaginar, aprender e se desenvolver, seguindo as diretrizes educacionais. Vão aprender coisas como escrever seus nomes, entender mapas, números e datas importantes.

O Vice-prefeito e Secretário de Educação, Lima Vendedor, também ressaltou que a creche servirá para ensinar valores e princípios. “Aqui eles vão aprender sobre valores, como esperar a vez, compartilhar e respeitar as diferenças. E tudo isso será feito de forma divertida, por meio de histórias, músicas e atividades interativas. Acreditamos que cada criança é parte de algo maior e queremos ajudá-las a crescer felizes e saudáveis”.

Por fim, a cerimônia contou com a presença do prefeito Aleandro Caldato, o Vice-prefeito e Secretário de Educação Lima Vendedor, os vereadores do município, os deputados Glaustin da Fokus e André do Premium, o Ministério Público de Goiás, a Comarca de Santo Antônio, os Secretários do Governo Municipal, o Delegado da polícia civil e a Delegada da Mulher, os representantes da Coordenação da Educação Infantil, a Coordenação Geral, as Assessorias Jurídica, Administrativa e Pedagógica, e os demais departamentos foram agradecidos pela colaboração com esse marco na educação do município de Santo Antônio do Descoberto.