Desculpe o transtorno: Santo Antônio do Descoberto está em obras

Prefeito Adolpho Von Lohrmann, mesmo com escassez de recursos, anuncia uma série de melhorias ao município

Por Kleber Luiz

Um ano e meio após assumir a prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, o prefeito Adolpho Von Lohrmann, que teve mais de 86% dos votos válidos nas eleições de 2016,  começa a dar respostas à população descobertense. Nas últimas semanas, o município fez aquisição, por meio de licitação, de equipamentos pesados, e deu início a uma série de obras, inclusive em parceria com o governo estadual, que devem transformar a cidade.

A prefeitura de Santo Antônio do Descoberto convive com comprometimento de mais de 90% dos recursos, para pagamento do funcionalismo público. Isso, além do desafio de pagar diversas dívidas herdadas de gestões anteriores, a exemplo do rombo da SADPREV, sistema previdenciário dos servidores públicos, que ultrapassa os R$ 80 milhões.

Mesmo com esse cenário, Adolpho Von Lohrmann ‘arregaçou as mangas’ e já conseguiu dar início a uma série de obras em Santo Antônio do Descoberto. Uma das anunciada, um convênio celebrado com o governo estadual, um investimento cerca, de R$ 4,2 milhões, assinado na quinta-feira (5), pelo governador José Eliton, que lançou as obras de pavimentação no município. Ocasião em que aconteceu, também, inauguração da Praça da Igreja Matriz.

Pavimentação

Recuperação do asfalto – Foto: Kleber Karpov/Secom-SAD

Com isso, Santo Antônio do Descoberto deve receber, aproximadamente, 135.000m2 de pavimentação asfáltica para realização de operação tapa buraco, reconstrução e recapeamento, impermeabilização e rejuvenescimento nas vias pavimentadas  de vias de diversos bairros do município.

Além da pavimentação asfáltica, a prefeitura também realizou a compra de um rolo compactador e uma retroescavadeira, por meio de licitação, além de máquina para fabricação de blocos e bloquetes, e uma usina de asfalto. Com um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhões para a infraestrutura da cidade, após a conclusão das instalações das usinas a cidade deve ter mais um reforço na pavimentação no município.

Limpeza

Limpeza das Vias – Foto: Michel Gomes/Secom-SAD

Os moradores de Santo Antônio do Descoberto também já começaram a perceber uma grande movimentação de limpeza na avenida Castelo Branco, Mansões Bittencourt e outras localidades. Podas de árvores, roçagem de mato, varreção de ruas, limpeza de boca de lobo e pintura de meios fios estão entre as ações que começaram a ser realizadas nas avenidas, que são trajetos dos ônibus e, posteriormente, devem ser levadas as outros bairros.

Saúde, Educação…

Na Secretaria Municipal de Saúde, obras importantes também estão em fases de andamento. Além da conclusão do Hospital Municipal Dom Luiz Fernandes, em andamento, há quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) licitadas e dessas, três em construção. A Secretaria Municipal de Educação, por sua vez, também está com 14 obras de reformas de escolas ‘a todo vapor’.

‘DPC’ x melhorias

Para Adolpho Von Lohrmann, dar prioridade ao pagamento de dívidas de gestões anteriores, a exemplo do pagamento de férias e três meses de pagamentos dos professores ao assumir a prefeitura do município, adiaram a entrega de benefícios à população. A ações apontadas como necessárias pelo prefeito.

“Mais de 90% dos recursos que vem do governo federal e estadual são para custear o pagamento dos servidores. A arrecadação do município é baixa e nós herdamos uma prefeitura com milhões em dívidas de gestões anteriores. Apenas a previdência dos servidores, o SADPREV ultrapassa os R$ 80 milhões. Os professores estavam com as férias, e três meses de salários atrasados, mas nós pagamos e colocamos os pagamentos em dia. Então, Santo Antônio está com o nome, sujo, no DPC e para a gente ter acesso ao crédito, a financiamentos, para receber recursos de emendas parlamentares nós temos que limpar o nome do município. É isso que estamos fazendo e por isso que demorou um pouco, e somente agora começamos a trazer várias benfeitorias para a população de Santo Antônio do Descoberto”, explicou.

Pavimentação e Limpeza de SAD