Atletas trazem 22 medalhas para Santo Antônio do Descoberto na final dos Jogos Abertos de Goiás em Itumbiara

Dessas, 15 medalhistas de ouro, sete de prata e três de bronze, nas modalidades de Capoeira, Judô e Jiu-Jitsu

Por Kleber Karpov

No final de semana, 20 dos 45 atletas de capoeira, judô e jiu-jitsu de Santo Antônio do Descoberto se consagraram campeões na última etapa da 16ª edição dos Jogos Abertos de Goiás em Itumbiara (GO). Das 15 modalidades disputadas, os atletas do município participaram das disputas no Judô, Jiu-Jitsu e capoeira.  Ao todo, os lutadores trouxeram, ao município, um total de 22 medalhas.

Dessas, foram 12 medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze para o judô, duas de ouro e uma de prata para o jiu-jitsu e uma de ouro e uma de prata para a capoeira do município. Na classificação geral, entre os 246 municípios goianos, Santo Antônio do Descoberto ficou em 1o lugar no judô e 4o lugar, tanto na capoeira quanto no jiu-jitsu.

Judô

No judô, os judocas conquistaram 12 medalhas de ouro, 5 prata e 3 bronze. Desses, no masculino, Ueverton Nunes, Vitor Rosa, Luciano Gomes, Josué Rodrigues, Edson Rodrigues, Matheus Marques, Walker Xavier, Marduk Alvarenga, Lucas de Sousa ganharam medalha de ouro; Juan Sousa, Gabriel Alves de prata e Bruno Soares, Clayton Pereira e Marley Rorigues de bronze. No feminino, Maria Paula, Katrielen Loyane, Rafaela Gonçalves e Maria Letícia foram medalhistas com ouro, e Leticia Kevelen e Ingrid Cristina conquistaram a de prata.

Jiu-Jitsu

Entre os lutadores de jiu-jitsu, masculino, Ueverton Nunes foi medalhista de ouro na categoria peso médio. Walker Xavier por sua vez conquistou a de prata, no peso pesado.

Capoeira

Tanto na capoeira masculino e feminino, acima dos 25 anos, o município teve dois vencedores. No feminino, Luana Figueiró foi medalha de ouro e, no masculino, André Ricardo de prata.

Desempenho

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e mestre de capoeira, Francisco Lima, ou, mestre Lima, como é conhecido, os atletas de Santo Antônio do Descoberto deram mais uma demonstração da força dos esportes de luta do município.

“Santo Antônio do Descoberto tem lutadores de alto nível que participa, inclusive, de campeonatos internacionais. O que precisamos fazer é buscar meios para garantir que esses atletas continuem a se dedicar a prática esportiva.”, explicou.

Apoio

O secretário Municipal de Esportes, Lazer Cultura e Juventude  de Santo Antônio do Descoberto, Valdeir Gonçalves da Silva, agradeceu o empenho dos atletas e o apoio por parte do prefeito Adolpho Von Lohrmann, ao esporte no município e lembrou a dificuldade para garantir que os atletas viajassem até Itumbiara, local em que aconteceu os campeonatos.

“Foi um desafio conseguir garantir a condução para levar os atletas, mas a Secretaria de Esporte, conseguiu junto ao prefeito garantir que os atletas pudessem participar da final em Itumbiara e o resultado foi esse, trouxemos muitas medalhas ao município. Então, só tenho a agradecer aos atletas e também o apoio por parte da prefeitura.”, disse Valdeir Gonçalves.

O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Von Lohrmann, que deve receber os atletas para cumprimentá-los pela atuação na 16ª edição dos Jogos Abertos de Goiás, segue na mesma linha de Valdeir Gonçalves.

“Mais uma vez nossos atletas da capoeira, e agora do judô e do jiu-jitsu enchem Santo Antônio do Descoberto de orgulho. Nós sabemos das dificuldades que eles enfrentam para poder se dedicar aos treinos e, principalmente, para se deslocarem até os locais das competições, mas estamos trabalhando para mudar isso pois valorizamos e temos a exata noção da importância que o esporte pode desempenhar na vida dos nossos jovens que são motivos de orgulho para toda nossa cidade”, disse o prefeito.