Mesmo com chuvas, Secretaria de Obras avança na instalação de manta de impermeabilização do aterro sanitário

Município quer iniciar, ainda nesse mês, descarte de lixo produzido no aterro sanitário controlado, após inspeção da Vigilância Sanitária

Por Kleber Luiz

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (SIOSP) avança com a conclusão do aterro sanitário controlado, para descarte, correto, do lixo produzido no município de Santo Antônio do Descoberto. Com previsão de início de uso, para esse mês, a SIOSP, mesmo com as chuvas, está em fase de finalização da instalação da manta de impermeabilização, para evitar a contaminação do solo.

A secretária da SIOSP, Antônia Eliane de Oliveira Moura, lembra que a obra do aterro sanitário, realizada em parceria entre a SIOSP e a Secretaria Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Recursos Hídricos, Minerais, Agro Ecológicos, Ciência e Tecnologia (SEMMA), resolve, de forma definitiva, uma determinação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), de 2015.

“Quando houve a determinação do Ministério Público, a prefeitura, lá em 2015 foi e fez uma vala, no local. Quando o prefeito Adolpho assumiu, ele que é médico e sabe da importância de acabar com o lixão, e descartar o lixo produzido pelo município de forma correta. Hoje nós estamos concluindo o aterro sanitário, vamos passar a cumprir o que determina a Legislação, e ainda evitar a disseminação de doenças graves como a leptospirose e a hantavirose no nosso município.”, disse Eliane Oliveira.

Inicio do uso

De acordo com a secretária, as obras devem ficar prontas ao longo dos próximos dias e deve passar por inspeção da Vigilância Sanitária. “Mesmo com as chuvas, nossos guerreiros da SIOSP estão em ritmo acelerado na finalização da colocação da manta de impermeabilização. Finalizando, aí basta a aprovação da Vigilância Sanitária, que vem para fazer a inspeção do aterro e, uma vez aprovado, aí poderemos comemorar o fim do lixão, de forma definitiva.”, salientou.

Veja mais imagens no Flickr

Mesmo com chuvas, Secretaria de Obras faz instalação de manta de impermeabilização do aterro sanitário