Dezembro Vermelho: Secretaria de Saúde realiza campanha, no sábado (1º), do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Palestras, testes para detecção do HIV e distribuição de preservativos fazem parte da programação

Por Kleber Karpov

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Antônio do Descoberto lança, em Santo Antônio do Descoberto, no sábado (1º), a partir das 9 horas, a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, na Quadra 71, Lote 25, Centro –  antigo prédio da Renascer. Na ocasião, as equipes do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da SMS, devem realizar palestras, distribuir preservativos e materiais educativos, além de testes rápidos para detecção do vírus do HIV.

30 anos

Há 30 anos, aids era sinônimo de morte. O preconceito e o medo eram transmitidos com a mesma rapidez do HIV. Na luta contra a aids, um dos gestos mais simbólicos foi o ato de tecer colchas (quilts) para manter viva a memória das vítimas. Em 1988, foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O 1º de dezembro se tornou um marco na resposta global à epidemia. Hoje é possível viver com HIV. O diagnóstico e o tratamento evoluíram. Os efeitos colaterais dos medicamentos foram reduzidos. Além da camisinha, existem novas estratégias de prevenção.