Nova Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio do Descoberto é inaugurada

Prefeito fala sobre dificuldade do município de concluir obras das UBS e UPA, paradas desde 2014 e com condenação de devolver recursos à União em 2017

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, na manhã de segunda-feira (10), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou à população uma nova  Unidade Básica de Saúde (UBS). A nova UBS Centro, de Porte III, situada em frente ao prédio da prefeitura, deve manter três equipes de Atenção Básica para atendimento da população.

Na solenidade de inauguração, que contou com a presença de vereadores, represente do Conselho Municipal de Saúde, servidores da prefeitura e, de usuários da saúde, a secretária de saúde, agradeceu aos presentes, e, sobretudo, ao empenho da equipe.

O prefeito por sua vez falou sobre a dificuldade de se fazer gestão, em um município com os problemas que Santo Antônio do Descoberto convive, a exemplo do descaso, da falta de recursos proveniente, sobretudo, da baixa arrecadação.

O chefe do Executivo lembrou ainda que os servidores efetivos e comissionados estavam com pagamentos atrasados, a Lei de Responsabilidade Fiscal já estava acima do limite prudencial, além das dívida que ultrapassam os R$ 70 milhões, do SAD PREV, sistema previdenciário dos servidores públicos do município.

O prefeito também falou sobre a retomada de obras das UBS, bem como da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em fase de conclusão. Obras essas paradas desde 2014, e sob condenação, em dezembro de 2017 de devolver os repasses efetuados para a União. O gestor explicou que a prefeitura conseguiu os recursos, foram realizadas as licitações e as unidades estão, em fase de conclusão.

Custo

O custo final da UBS III, foi de R$ 783,8 mil. Desse montante, a prefeitura entrou com uma contrapartida de R$ 124,8 mil, enquanto o Ministério da Saúde repassou R$ 659 mil.

Atendimento

De acordo com a secretária de Saúde, com a inauguração da UBS, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município passam a contar com mais estrutura. O UBS deve oferecer à comunidade, consultas Pré-Natal, acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) de crianças, Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), vacinas, teste de pezinho, curativos e retirada de ponto, nebulização.

Perto de casa

Ainda de acordo com a gestora, a unidade deve receber as demandas dos Postos de Saúde 02, 03 e 05. Consequentemente, as pessoas assistidas pelas pelas equipes desses Postos, devem ser atendidas mais próximas das residências.

Confira mais imagens no Flickr

Nova Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio do Descoberto é inaugurada