Prefeitura desenvolve plano inédito para pessoas em situação de rua contra a covid-19

Diante o desafio em criar um atendimento para as pessoas em situação de rua, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEDEST, desenvolve plano inédito para sanar as necessidades de prestação de serviço socioassistencial de modo a amenizar as necessidades dessa população.

As ações a serem desenvolvidas neste plano são resultados de um processo de trabalho intersetorial, contendo contribuições de diferentes entes que compõem a rede SUAS no município (CREAS, CRAS e SEDEST).

O Plano Municipal de Enfrentamento às pessoas em Situação de Rua mapeará os moradores em situação de rua; promoverá e ampliará o acesso das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social aos benefícios e serviços socioassistenciais; fortalecerá e desenvolverá ações estratégicas do trabalho intersetorial de atendimento à população em situação de rua; qualificará a rede de atendimento do CREAS para a assistência à população adulta em situação de rua frente ao atual episódio de pandemia do coronavírus, por meio da oferta de Equipamentos de Proteção Indiviudal (EPI) para uma melhora de segurança e efetividade na prestação de serviço, abordagem e segurança dos que integrarão os programas a serem realizados; qualificará a rede intersetorial para o atendimento à população em situação de rua no município; garantirá a oferta de cobertores para a proteção e preservação da saúde e bem-estar frente ao período de frio como condição climática atual; ofertará alimentação à população em situação de rua, ao menos uma vez por semana; garantirá provisão orçamentária de recursos para implantação do plano.

O plano está na primeira fase: o cadastro censitário da população adulta em situação de rua. Já foram identificadas 17 pessoas nesse grupo populacional. E o processo continua.

Continue acompanhando o trabalho do governo municipal que está reconstruindo Santo Antônio.