Formação em Primeiros Socorros para gestores escolares em Santo Antônio

Foto: Simaria Dantas

O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para atuação diante de situações urgentes

Nesta quarta-feira (30), foi realizada a Formação em Primeiros Socorros para os Coordenadores Pedagógicos do município. O evento contou com a participação de professores e gestores do ensino fundamental, e ocorreu na Escola do Futuro Sarah Luisa Lemos Kubitschek de Oliveira e foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A iniciativa visou preparar os profissionais da educação para lidar com situações de emergência no ambiente escolar, oferecendo-lhes ferramentas essenciais para realizar os Atendimentos Pré-Hospitalares (APH) de forma eficaz e segura. Durante a formação, foram abordadas diversas atitudes a serem tomadas no atendimento de primeiros socorros, incluindo a importância de manter a calma e a atenção, inspirar confiança à vítima, isolar e sinalizar o local do incidente, além de manter o controle emocional e ser criativo em situações de improvisação.

A formação, com carga horária de 8 horas, foi conduzida em parceria com o Corpo de Bombeiros, garantindo um embasamento técnico para os participantes. Os profissionais foram orientados sobre a relevância de não fazer comentários pessimistas durante o atendimento, bem como de direcionar os curiosos presentes no local para que possam prestar auxílio de maneira adequada.

A obrigatoriedade da capacitação em primeiros socorros para os profissionais dos estabelecimentos de ensino é respaldada pela lei nº 13.722. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto visa demonstrar seu compromisso em cumprir essa legislação e, ao mesmo tempo, equipar seus colaboradores com habilidades essenciais para ações de socorro imediato.

Além das instruções teóricas, os participantes também tiveram a oportunidade de praticar técnicas de imobilização de mão e coluna cervical, reanimação cardiorrespiratória e atendimento a vítimas de engasgos, entre outros cenários de emergência. A formação foi considerada um passo importante para preparar os profissionais da educação para agir de maneira eficiente e assertiva diante de situações urgentes, podendo, potencialmente, salvar vidas no ambiente escolar e em outros contextos.

A Diretora Pedagógica, Nair Flores, ressaltou a relevância desse treinamento, destacando que ele transcende o simples cumprimento da lei. “O conhecimento adquirido nos torna aptos a prestar socorro imediato, podendo salvar vidas no ambiente escolar ou em qualquer outro lugar em que estivermos”, comentou a Diretora.