Mais de 600 aves resgatadas, combate ao desmatamento e as principais fiscalizações do Meio Ambiente

Foto: SEMMA

No âmbito do compromisso com a preservação ambiental, a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto tem desenvolvido ações significativas no combate ao tráfico de animais silvestres. As operações realizadas resultaram na apreensão e resgate de mais de 600 aves, répteis e mamíferos na região, marcando-se como as maiores apreensões de diversas espécies de pássaros.

Em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Batalhão Rural, a administração municipal tem conduzido operações conjuntas para combater crimes ambientais. A atuação abrange desde o combate à pesca predatória na represa de Corumbá IV até a fiscalização da comercialização de areia proveniente de dragagem, o enfrentamento ao desmatamento e a coibição do parcelamento irregular de solo em áreas rurais. Multas têm sido aplicadas como forma de reforçar a importância do cumprimento das leis ambientais, sendo os recursos provenientes dessas penalidades destinados à aquisição de um veículo 0 km.

No campo da educação e prevenção ambiental, a Prefeitura tem promovido palestras nas escolas municipais e estaduais, capacitando servidores e estabelecendo procedimentos padronizados para as taxas ambientais através do protocolo SEMMA. A parceria estabelecida entre SANEAGO/SEMMA para o monitoramento da qualidade da água do Rio Descoberto representa um passo crucial na preservação dos recursos hídricos locais.

Além disso, através do programa “Virada Ambiental”, o município participou ativamente do plantio de mais de 3 mil mudas nativas do cerrado nos últimos três anos. Esse compromisso anual contribui para a recuperação de áreas degradadas, incluindo nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs), demonstrando o engajamento contínuo da Prefeitura na promoção da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente em Santo Antônio do Descoberto.