Prefeitura Municipal promove curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Manuseio de Carne

Foto: Denner Nunes

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Ciência e Tecnologia (SAPECT), promoveu nos dias 24 e 25 de abril um curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), manuseio e processamento de carne. Em colaboração com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a Emater e a Vigilância Sanitária, a iniciativa visa garantir a qualidade dos alimentos oferecidos pelos açougues locais aos consumidores.

O curso ofereceu orientações atualizadas sobre normativas e legislações pertinentes ao setor, incentivando a certificação com o selo (SIM) para produtos regularizados. Destacou-se a importância da segurança alimentar para o crescimento econômico da comunidade, ressaltando o impacto positivo desta iniciativa na elevação dos padrões de qualidade e segurança alimentar em toda a região.

Foto: Denner Nunes

Os participantes receberam instruções abrangentes sobre armazenamento, temperatura, limpeza, higienização e sanitarização dos locais e produtos. O curso abordou a necessidade do selo de inspeção municipal para produtos cárneos, como frango a passarinho, almôndegas, hambúrgueres artesanais e espetinhos de churrasco, além de ressaltar a importância de embalagens adequadas e datas de validade corretas.

Uma das questões discutidas foi a nova normativa sobre a exposição da carne moída nos açougues, que agora exige o processamento na presença do cliente ou embalagem em bandejas de até um quilo. O curso teve como objetivo principal capacitar os profissionais do ramo alimentício, garantindo o cumprimento das legislações e normativas vigentes, em colaboração com os órgãos de fiscalização, visando a segurança e qualidade dos alimentos oferecidos à população.