Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto intensifica ações de Transparência com novo site e Ouvidoria

Além de mudanças visuais, novo site traz melhorias em performance, pesquisa e prioriza facilidade de acesso às informações do município. Ouvidoria por sua vez facilita aproximação de cidadãos com administração pública

Por Kleber Luiz

No início de setembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto ganhou um novo site com uma interface mais acessível e funcional,  com mudanças significativas na identidade visual gráfica, na arquitetura e recursos sistêmicos utilizados. Tal mudança no entanto é apenas parte de uma série de implementações que têm como finalidade, facilitar o acesso as ações do governo municipal e ampliar a transparência por parte da gestão dos diversos órgãos Executivos, assim como estimular a interação dos cidadãos com o Executivo.

Tais mudanças contam com a análise e implementação conjunta, por parte do secretário Municipal de Comunicação (Secom), Kleber Luiz, também profissional de Tecnologia da Informação, e do então coordenador de Programação e Serviços Digitais, Danillo Antônio, atual diretor de Relações Institucionais.

Entre as principais preocupações na concepção do novo site foram se destacam a necessidade de reforçar a preocupação com a transparência do acesso as informações, com mudanças significativas para as pessoas que precisassem pesquisar publicações e documentos; tornar a interface mais amigável; aumentar a rapidez do acesso; implementar recursos de segurança e permitir a criação ágil de sites secundários para alguns órgãos vinculados a prefeitura.

Além do site da prefeitura, órgãos com alta demanda de informações de interesse dos cidadões também devem ganhar sites próprios, ao longo dos próximos meses, com conteúdos das respectivas pastas, a exemplo das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca (Sedap), Saúde (SMS), Meio Ambiente Turismo, Recursos Hídricos, Minerais, Agro Ecológicos, Ciência e Tecnologia (SEMMA), Companhia Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). Dentre essas mudanças, se destacam:

Transparência: Disponibilização em destaque aos diversos serviços de acesso a informação ao cidadão, licitações, contratos, editais, leis, entre outras publicações, além de acesso rápido a serviços disponibilizados aos cidadãos, empresas e aos servidores;

Estrutura organizacional: A disponibilidade de informações atualizadas, além do prefeito, Adolpho Von Lohrmann e do vice-prefeito, Aleandro Caldato, de membros do secretariado, procuradoria, controladoria, secretariado e direções de órgãos municipais;

Busca: Além do acesso às notícias publicadas pela Secom, outra grande inovação do site está na pesquisa, tanto de matérias, mas, principalmente, de publicações do Diário Oficial, que permite se pesquisar informações a exemplo de leis, decretos, resoluções, portarias, entre outros documentos, ou ainda os editais e concursos públicos.

Redes Sociais: O site conta com integração com as redes sociais Facebook e Twitter, além de um canal no Youtube onde são veiculadas produções audiovisuais pela Secom.

Ouvidoria Digital: Outro recurso importante foi a revitalização da Ouvidoria Digital, que facilitou o registro e acompanhamento de demandas dos cidadãos por parte da Ouvidoria do município.

Michel Gomes, novo ouvidor de Santo Antônio do Descoberto – Foto: Secom-SAD

Porém, tais iniciativas se fundem ainda com ações integradas com outros órgãos vinculados à Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto. Esse é o caso da nomeação, na última semana, do novo ouvidor do município, Michel Gomes, que deve atuar em conjunto com a Secom para atender as demandas por parte da população da cidade.

Morador e conhecedor dos principais problemas da cidade, além, de ter trabalhado na Secom, uma das primeiras iniciativas do novo ouvidor será a implantação de um sistema de ouvidoria, e-Ouv Municípios, um Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), para facilitar o controle de recebimento e respostas, no fluxo de demandas da população.

“Com a instalação desse sistema, nós temos a possibilidade de controlar as manifestações da população, passaremos a cumprir os prazos previstos na Legislação, para dar respostas a essas demandas e o melhor, o cidadão que solicitar uma informação pelo sistema, vai poder acompanhar, contestar a resposta se for o caso, pelo computador e até mesmo pelo celular.”, explicou.

Enquanto a prefeitura passa pelo processo de requerimento do sistema e liberação, a população pode utilizar o e-Ouv Municípios, que estará disponível na página da prefeitura, Michel Gomes orienta os cidadãos a utilizarem a estrutura atualmente disponível. “É uma ferramenta mais simples, mas que funciona e toda demanda que chega para nós, ela terá uma resposta em um breve espaço de tempo pois nossa preocupação é dar satisfação ao cidadão e garantir a transparência por parte da administração pública.”, disse.