CRAS promove Oficinas do Programa de Atendimento Integral à Família

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e do Centro de Referência Assistência Social (CRAS), de Santo Antônio do Descoberto, trabalha para promover qualidade de vida através de oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que são realizadas todas terças-feiras e quintas-feiras, para todos os públicos.

As oficinas do PAIF consistem na realização de encontros frequentes, previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução de técnicos de nível superior do CRAS. Entre os objetivos estão: fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social.

O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica das SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais), sendo assim, prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.