COMBATE À DENGUE DURANTE O ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Ao mesmo tempo em que o mundo volta os esforços à contenção da pandemia da covid-19, a transmissão da dengue também é preocupante e continua aumentando e com a chegada do verão e a volta da época de chuvas, o risco de contágio da dengue retorna à Santo Antônio do Descoberto.

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como: febre alta de início imediato, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. A dengue também pode ser assintomática, leve ou grave, dependendo da imunidade da pessoa, e pode até ocasionar a morte do paciente.

A forma mais eficaz de prevenção de dengue, zika e chikungunya é o combate ao Aedes aegypti, impedindo-se seu nascimento. Os principais criadouros do mosquito ainda são encontrados nas residências – principalmente em quintais –, como baldes sem tampa, vasilhas, pratos de planta e caixas d’água destampadas. Mas não se pode descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de planta, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado e poço de elevador, entre outros.

Fiquem atentos a dengue e o COVID-19 tem sintomas parecidos, entre eles, febre, dor no corpo e cansaço; por isso, é necessário que o paciente procure atendimento médico para o diagnóstico.

#PrefeituraMunicipal
#SantoAntôniodoDescoberto