Proteção aos mais vulneráveis e aprimoramento dos serviços marcaram a atuação da Assistência Social em 2021

Foram mais de 30 mil atendimentos em toda a rede ao longo do ano

Ajudar quem precisa é devolver dignidade e é isso que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) de Santo Antônio do Descoberto tem feito através de importantes programas sociais. Em 2021, segundo ano de pandemia de Covd-19, a Secretaria continuou atuando na proteção social da população em situação de vulnerabilidade do município e das famílias impactadas pela pandemia.

No ano de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Social e transferência de Renda (SEDEST) em parceria com a Prefeitura Municipal distribuiu mais de nove mil cestas básicas através de parcerias com o Estado, Agronegócio e do programa do Cofinancimanto e outras quase duas mil e setecentas entregas de Verduras e Legumes através do programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contabilizou o secretario Alexandre de Jesus.

Em parceria com o Governo do Estado entregou mais de dois mil cartões Mães de Goiás, programa que garante R$ 250,00 mensais às mulheres com filhos entre zero e seis anos de idade inscritas no Cadùnico.

Entregou mais de cinco mil brinquedos para as crianças de nosso município, obtidos por meio da Organização Voluntaria de Goiás (OVG), que se dedica ao auxílio de família menos favorecidas, e atendeu mais de 200 famílias com a visita da carreta da OVG, trazendo muletas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas adultas e kits para gestantes.

Em 2021, através do Cofinanciamento Estadual, a Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal, adquiriu um novo veículo para auxiliar na realização das atividades diárias do Cras, Creas, Bolsa Família e a própria Secretária.

Foi feita a reforma e ampliação do prédio do Conselho Tutelar, o prédio passou por melhorias nas condições físicas e recebeu uma pintura nova. Foi dado início a construção da nova sede do Lar dos Velhinhos que será construída através de um convênio com a Igreja Católica, assim como a reforma do antigo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (ANTIGO PETI) e aconteceu a Vila Natalina, onde milhares de pessoas compareceram para prestigiar as atrações de Natal.

Durante todo o ano, a Prefeitura Municipal, por meio das diretorias de Regularização Fundiária e Habitação, se esforçou para realizar a entrega de mais de 500 escrituras aos residentes do bairro Morada Nobre e lançou o projeto cheque reforma que vai atender mais de 100 casas com o benefício.

Ao longo do ano de 2021, foram atendidas mais de 11 mil famílias no cadastro único, mais de 9 mil atendimentos particularizados realizados pelo CRAS, foram mais de 3 mil atendimentos realizados pelo CREAS, mais de 3 mil atendimentos aos idosos no Vila Vida e nos programas SCFV III e mais de mil crianças atendidas pelo Conselho Tutelas. Temos 6462 famílias beneficiadas no Bolsa Família.

O município alcançou a meta de atendimento do programa. Agora o nosso foco é a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenha o programa interrompido.

Também contamos com as oficinas PAIF, onde as famílias participam de atividades educativas e recreativas que contribuem para o desenvolvimento, e sair da situação de risco social, tais como: Manicure, artesanato, bordado, crochê em barbante, produção de materiais de limpeza, entre outros. Foram mais de 600 famílias atendidas.