Gestão atual fortalece política demográfica do CENSO 2022

Nesta quarta-feira (04), o prefeito Aleandro Caldato recebeu representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que atuam em nosso município, no gabinete da Prefeitura Municipal.

O objetivo do encontro foi compreender os desafios enfrentados para aplicação do Censo 2022 e montar estratégias para superar a divergência demográfica apresentadas nos dados mais recentes da pesquisa em todo o país.

Já existia uma expectativa de redução populacional no Brasil. Contudo, a prévia apresentada pelo instituto ao Tribunal de Contas da União, na última semana de 2022, gerou preocupação em todo o país, pois reflete na distribuição de recursos para estados e municípios.

Em Santo Antônio do Descoberto (SAD), o resultado prévio aponta uma queda de 10,69% em relação aos dados previstos pela pesquisa, feitos em 2010. Em números, reduzimos de 76.871 (mil) habitantes para 68.654 (mil), numa baixa que representa mais de sete mil pessoas e afetará diretamente a distribuição de recursos e a implementação de políticas públicas, orçadas pela União.

Segundo Everton Alves Toledo, supervisor da equipe alocada em nosso município, o número menor está associado à baixa adesão da população à pesquisa. Considerando o impacto que esses dados podem causas na construção de melhorias em nossa cidade, o prefeito Aleandro Caldato irá auxiliar na aplicação dos questionários e dar apoio às equipes do IBGE.

A preocupação do prefeito Aleandro Caldato é garantir os direitos da população, sobretudo, para aqueles mais carentes. “Estamos em contato direto com autoridades dos governos federal e estadual e, nesse cenário, já enfrentamos muitos desafios. Com esse déficit nos dados, afastamos mais ainda os recursos e o prejuízo pode afetar a todos”, alertou Aleandro.

Neste sentido, a gestão apoiará as equipes de recenseamento para garantir a participação popular, assim como se compromete em reforçar a divulgação da pesquisa e conscientizar a população sobre a importância do Censo 2022.

A Prefeitura Municipal colabora com o instituto federal e, assim, demonstra que gestão séria defende os interesses do povo e política se faz de mãos dadas.

A população, inclusive, pode participar por meio de agendamento no número 137.