Inauguração do Espaço de Saúde Penal na Unidade Prisional de Santo Antônio do Descoberto

Foto: Denner Nunes

Em uma parceria entre a prefeitura municipal e a Unidade Prisional de Santo Antônio, foi inaugurado no último dia 31 de janeiro, o novo Espaço de Saúde da unidade, marcando um avanço nas condições de atendimento aos custodiados.

O evento, que contou com a presença de autoridades locais e penais do estado de Goiás, teve a participação do prefeito Aleandro Caldato, do Juiz de direito Felipe Junqueira, do Promotor de justiça Diego Campos, do secretário de saúde Alessandro Viana, do secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre de Jesus, do secretário de Cultura Brenno Rhudini, dos vereadores Iago Henrique e Vandilson Felipe (Presidente da Câmara), vereador Walteir, Zé Filho, além do diretor Geral Josimar Pires e o Delegado Bruno Carneiro.

As novas instalações, fruto de uma parceria entre a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, o Poder Judiciário e o Ministério Público, visam oferecer melhores condições de assistência à saúde dos presos. O espaço inclui uma sala de atendimento médico, enfermaria, sala odontológica, farmácia, e área de carceragem para espera de atendimento.

A construção do Espaço de Saúde Penal contou com a mão de obra de 10 custodiados da própria unidade prisional, reforçando a importância da ressocialização. O investimento total foi de aproximadamente 23 mil reais, e as obras foram concluídas em dois meses e meio.

A iniciativa reforça o compromisso da DGPP em assegurar o cumprimento de pena com dignidade e respeito aos direitos dos apenados, conforme previsto na Lei de Execução Penal. Além disso, a presença de instalações de saúde dentro da Unidade Prisional proporciona mais segurança e economia, evitando o deslocamento de presos.

O Espaço de Saúde Penal estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, atendendo a 192 custodiados e representando um passo importante na melhoria das condições de saúde dentro do sistema prisional.