A assistência social e o combate às vulnerabilidades socioeconômicas de SAD

Ações promovidas pela SEDEST ganham amplitude no combate às desigualdades sociais

No último mês a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, por meio Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), desenvolveu diversas atividades e implementou projetos essenciais para o progresso do município.

Logo no início de maio, a SEDEST anunciou a inauguração do novo espaço para abrigar os programas Bolsa Família e Centro de Referência em Assistência Social. Deste modo, as ações de ambas as pastas passam a ser coordenadas juntas, como prevê a Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad).

>> Programas sociais inauguram novo espaço de trabalho

O prefeito Aleandro Caldato junto com o secretário de assistência social, Alexandre de Jesus, e outras autoridades do município celebram a inauguração da nova sede dos programas Bolsa Família e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

No mesmo evento, a secretaria iniciou a atividades do Programa de Aquisição de Alimentos, pelo qual oito famílias de agricultores locais serão pagas para fornecer alimentos naturais para a população carente. Além de oferecer auxílio aos mais vulneráveis, o programa representa um grande avanço ao município pela geração de postos de trabalho durante a pandemia, momento que o país se esforça para superar as incertezas deixadas pelo novo coronavírus.

>> Trabalhadores rurais são contemplados em programa nacional para abastecer o município

Assim como define Alexandre de Jesus, o trabalho da SEDEST é contínuo e foi responsável por diversas campanhas de conscientização. Coordenada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), a campanha Faça Bonito, por exemplo, sensibilizou o município sobre o abuso e violência sexual sofrido por crianças e adolescentes.

A campanha do Maio Laranja, coordenado pela SEDEST, reuniu o Conselho Tutelar, CRAS, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação e reforçou os cuidados necessários para a proteção infantojuvenil da cidade.

Ainda pensando nesse público, o secretário destaca a contratação de mais uma psicóloga para acompanhar crianças e adolescentes no Creas. “É a primeira vez que o município contará com o apoio de duas profissionais no Centro, o que nos auxiliará no desenvolvimento de políticas assertivas para o cuidado desse público”, aponta.

Outros dois projetos ainda estão sendo desenvolvidos para acompanhar as crianças do município: O Projeto Cegonha e o Programa Criança Feliz. No primeiro, as futuras mães recebem acompanhamento especial durante a gestação, com palestras, cursos orientações e capacitação profissional. Ao fim do acompanhamento projeto, elas receberão um kit enxoval para dar conforto aos bebês após o nascimento. Segundo Alexandre, no momento a SEDEST está reunindo recursos e apoio para adquirir todos os kits.

Por outro lado, o Programa Criança Feliz é um projeto coordenado pelo Ministério da Cidadania, do Governo Federal, onde as famílias mulheres gestantes e crianças de até seis anos serão assistidas por uma equipe especializada e encaminhada aos principais programas do município.

Segundo Sincley Farinha, supervisora do projeto, com o projeto foge às políticas compensatórias, uma vez que o acolhimento dessas crianças na primeira infância favorecerá no mapeamento de necessidades da comunidade, além de assegurar seus direitos sociais e impactar no futuro do município.

“Em alguns casos, o crescimento saudável dessas crianças carece apenas de uma orientação. Por isso, queremos oferecer suporte, informação e, quando necessário, encaminhar para os órgãos competentes”, aponta. No momento o projeto passa pela seleção da equipe que será responsável pelo cadastro e acompanhamento das famílias.

EMPODERAMENTO – Com a criação da Diretoria da Mulher, a SEDEST passa a ter uma central de acolhimento e promoção de autonomia às mulheres do município. Uma das ações organizadas pela pasta foi o projeto Vencedoras feito, em parceria com o Instituto Missão Hoje, para a capacitação profissional desse público.

Durante dez dias, Mulheres inscritas no CRAS participaram de um curso para cuidar de cabelos, unhas e cabelos. Ao fim das atividades elas foram certificadas pelo instituto e saem prontas para atuar profissionalmente nessas áreas. “Muito gratificante ver a alegria dessas mulheres que se esforçaram para aprender uma nova profissão!”, compartilha Alexandre de Jesus.

Além disso, a Prefeitura de SAD, por meio da SEDEST, aderiu ao Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, instituído pelo Governo Estadual de Goiás e coordenado pela superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Rosi Guimarães.

A SEDEST, por meio do CRAS e CREAS, articulam ações junto ao governo estadual para a proteção e autonomia das mulheres do município.

De acordo com a superintendente, o projeto busca unificar as forças de segurança, ordem de governo, sociedade civil e organizações religiosas no desenvolvimento de ações para o combate à violência doméstica, sejam contra crianças, adolescentes, adultas ou idosas.

Com as ações, a Prefeitura de Santo Antônio ressalta o seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e oferece acolhimento e suporte para as famílias vulneráveis, sobretudo, nesse período de pandemia.

“As ações da SEDEST são possíveis devido a quantidade de projetos com recursos próprios que a pasta possuí. Contudo, a gestão da pasta merece o reconhecimento por alinhar essas atividades às necessidades do município”, destaca o prefeito Aleandro Caldato.