Programas sociais inauguram novo espaço de trabalho

Segundo gestores, a mudança oferece maior agilidade no atendimento à população

Nesta terça-feira (04), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Transferência de Renda (Sedest), inaugurou a nova sede para a execução dos programas federais Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Bolsa Família. A mudança ocorre após uma série de deslocamentos dos programas para estabelecimentos separados.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Aleandro Caldato, do secretário Alexandre de Jesus e de outras autoridades políticas do município. Assim como previsto, as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram iniciadas durante a celebração.

>> Trabalhadores rurais são contemplados em programa nacional para abastecer o município

O prefeito cumprimentou os presentes e destacou os esforços da Sedest para oferecer uma estrutura mais adequada para o atendimento dos mais vulneráveis. “Queria a agradecer a Deus, pois é Ele que dá a oportunidade para realizarmos o bem, não importa a quem. Eu fico muito feliz quando conseguimos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de políticas públicas”, compartilha.

O Cras e o Bolsa Família são programas complementares, conforme explica suas respectivas gestoras, Suzilene Monteiro e Maria Laurindo. O primeiro é a porta de acesso aos programas oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social e pelo qual o Cadastro Único opera como instrumento de coleta de dados.

Por outro lado, o programa Bolsa Família é um programa voltado à distribuição de recursos econômicos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Conforme o governo federal, ambos os programas devem atuar juntos para atender a sociedade e, até o momento, SAD estava entre os poucos que ofereciam os serviços em espaços separados, devido aos custos necessários para manter o empreendimento social.

De acordo com Suzilene Monteiro, o espaço definitivo para o CRAS está em processo de licitação e antes não era possível custear um espaço que comportasse os dois programas federais. A nova sede está localizada ao lado da Igreja Redonda, na Quadra 76 do Centro.

Segundo Suzilene, a nova sede corresponde ao anseio da população que necessitava se deslocar entre os serviços prestados pelo CRAS e o Bolsa Família. “Hoje, o cidadão conseguirá efetivar os  dois serviços no mesmo local e economizar  tempo, sem falar que estaremos em acordo com a exigência federal de prestação de serviço do Cras e do Bolsa Família no mesmo local” ressalta.

“Esse projeto, o qual se fazia muito necessário, representa um avanço e gera muita satisfação com o empenho do secretário Alexandre, de modo que poderemos atender à comunidade com mais carinho e suporte”, completa Maria Laurindo.