Secretaria promove ‘Dia de Campo de Piscicultura’ para produtores rurais de Santo Antônio do Descoberto

Com mercado em alta, riquezas naturais e potencial do município para o pescado, piscicultura é nicho rentável a ser explorado, afirma secretário

Por Kleber Luiz

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca de Santo Antônio do Descoberto (Sedap) promove, na quinta-feira (20), Um ‘Dia de Campo de Piscicultura’, destinado aos produtores rurais e interessados em desenvolver a atividade no município. O evento acontece, em parceria com a Piscicultura Água Doce, do engenheiro de aquicultura e piscicultor, Artur Matsunaga, que cedeu o espaço para a realização da atividade.

Durante o ‘Dia de Campo de Piscicultura’, os produtores e interessados devem ter acesso as estruturas de produção, equipamentos e de informações sobre os manejos adequados relacionados a alimentação, qualidade de água e produção animal.

Para o secretário da Sedap, Eduardo Schulter, que é especialista e professor na área de piscicultura, o cenário atual propicia o fomento à criação de peixes, dentro do Programa de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agropecuárias.

“A equipe técnica da Sedap identificou o potencial do município para produção de pescado, por meio da piscicultura, sobretudo, pelo vasto território rural, a grande quantidade de fontes de água, somados ao clima e ao solo propício para produção.”, disse Eduardo Schulter.

De acordo com o secretário, esse potencial pode ser canalizado como um nicho a ser explorado por produtores rurais, uma vez que o mercado está em crescimento em todo país.

“Nas últimas duas décadas o Brasil tem se posicionado como um dos principais produtores de peixes do mundo, com destaque para a produção de tilápia. A atividade que tem crescido cerca de 10% ao ano, apresenta ganhos produtivos em diversas áreas como genética, nutrição, manejo, sanidade, novos equipamentos e também nas estratégias de comercialização, o que passa ser estratégica para o posicionamento do país na produção de proteína animal.”, explicou.

Como chegar: