Prefeitura de Santo Antônio e AGRODEFESA Unem Forças para Combater Gripe Aviária

Gripe Aviária ou do frango
Reprodução/Enio Tavares

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA) uniram esforços no combate à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), popularmente conhecida como gripe aviária. A medida emergencial, embasada no Decreto nº 10.197, visa controlar a propagação da doença e garantir a saúde pública e a cadeia produtiva não apenas do município, mas também de todo o estado de Goiás.

Alerta para a Gripe Aviária

A IAAP, também chamada de “gripe do frango”, é causada pelo vírus influenza A, afetando várias espécies de aves, incluindo as migratórias, e podendo se estender a mamíferos terrestres e marítimos. Em seres humanos, pode manifestar-se com sintomas gripais como febre, tosse, falta de ar, dor de cabeça, coriza e dores musculares, podendo evoluir para complicações mais graves.

Ações de Conscientização e Prevenção

A Prefeitura e a AGRODEFESA estão implementando uma série de ações para conscientizar a população, prevenir o contágio, monitorar possíveis surtos e combater a propagação da gripe aviária. O engajamento da comunidade é crucial para evitar a disseminação do vírus. As medidas incluem:

Cadastro de Aves:

Todos os proprietários de aves, sejam para subsistência ou produção em larga escala, devem registrar suas criações. Esse cadastro é fundamental para emitir guias de trânsito animal, garantindo a rastreabilidade e evitando a introdução de doenças nas criações comerciais.

Controle de Acesso:

Granjas e instalações devem impedir o contato direto entre aves de criação e aves silvestres. Medidas de isolamento e estruturação das instalações estão sendo adotadas para evitar contaminação.

Monitoramento de Sintomas:

Um telefone de contato foi disponibilizado para notificar casos suspeitos. Proprietários, granjeiros e terceiros podem comunicar sintomas semelhantes à gripe aviária, permitindo ações imediatas.

Evitando a Contaminação de Animais

Para evitar a contaminação das aves, é crucial isolar os animais, mantendo-os em galpões telados. O contato com aves silvestres, especialmente aquelas com sintomas, deve ser evitado para impedir a transmissão do vírus para as criações.

Impactos Econômicos e à Saúde

O Médico Veterinário e Fiscal Estadual Agropecuário, Ricardo Antônio Sousa da Silva, destacou os prejuízos catastróficos causados pela gripe aviária. As granjas afetadas enfrentam sacrifícios de animais e higienização rigorosa. Além disso, há riscos à saúde humana e impactos econômicos que reverberam por toda a cadeia produtiva.

Colaboração da Comunidade é Fundamental

É essencial que a população adote medidas de prevenção, como evitar contato com aves silvestres, manipular animais suspeitos ou infectados e garantir que as aves sejam bem cozidas antes do consumo. A colaboração de todos é fundamental para conter a disseminação da doença e proteger a saúde das aves, dos seres humanos e da economia local.

A Prefeitura e a AGRODEFESA estarão fornecendo atualizações regulares sobre as medidas tomadas e a evolução da situação. A cooperação da população é crucial para enfrentar essa emergência de forma eficaz e proteger o bem-estar de todos.