Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto fortalece a agricultura familiar

Foto: Denner Nunes

Programa Rota Fruticultura visa o crescimento e desenvolvimento dos agricultores da região.

Com o objetivo de incentivar a agricultura familiar, estimular o desenvolvimento econômico e expandir a produção de açaí na região, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Ciência e Tecnologia (SAPECT), recebeu aproximadamente 1.600 mudas de açaí, marcando mais um passo importante para o Programa Rota Fruticultura – RIDE DF.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Ciência e Tecnologia, Marcos da SUCAM, com o plantio das mudas em uma área total de 3 hectares, o projeto está abrindo portas para o crescimento e desenvolvimento dos agricultores da região. O açaí, além de sua importância econômica, que oferece uma excelente oportunidade para o fortalecimento da economia local, é conhecido também por seu valor nutricional.

Além da entrega das mudas, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER, promove cursos de capacitação aos agricultores locais e oferece orientações para que os produtores obtenham o selo do SIM (Sistema de Inspeção Municipal). Essas iniciativas visam melhorar a qualidade de vida dos agricultores e promover o desenvolvimento sustentável do município.

“A importância da entrega das mudas de açaí vai além do fortalecimento da agricultura familiar. Elas representam uma vantagem para aqueles que dependem da agricultura em nosso município de Santo Antônio do Descoberto. O impacto é visível, pois possibilita a adesão ao Programa Rota da Fruticultura Ride-DF”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Marcos da SUCAM.

Ao receberem as mudas de açaí, os agricultores têm a oportunidade de diversificar suas atividades agrícolas e agregar valor aos seus produtos. Isso impactará positivamente suas vidas, promovendo o aumento da renda familiar e o fortalecimento da economia local.

Os agricultores selecionados para receber as mudas são aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pelo Programa Rota da Fruticultura – DF. As inscrições são realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura, e posteriormente é feita uma visita técnica de um agrônomo para avaliação das condições exigidas para o plantio.

Sobre o projeto

O projeto da Rota da Fruticultura da RIDE DF tem o foco no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, contemplando, por meio da constante entrega de mudas de açaí aos pequenos produtores rurais, a capacitação de técnicos e produtores para a produção de açaí e mirtilo, com especialistas renomados para garantir a qualidade e a produtividade das culturas até o planejamento e início do processo de captação de recursos para a construção da central de comercialização e distribuição.

Coordenado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI/DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER/DF),  a Secretaria de Agricultura e os organizadores do projeto acompanharão de perto o processo de plantio e garantirão todo o apoio necessário aos agricultores.