Governo Aleandro promove curso de Boas Práticas de Fabricação para produtores e produtoras do município

Arte: Simaria Dantas

A capacitação promove melhoria na produção e o acesso de produtores ao comércio local como fonte de renda e negócio.

Produtores e produtoras do município de Santo Antônio do Descoberto participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação, realizados nos dias 16 e 17 de agosto, na Escola do Futuro Sarah Luisa Lemos Kubitschek, no Centro da cidade, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Ciência e Tecnologia (SAPECT).

As aulas foram realizadas no período de 9h às 17h. Para se inscrever, os interessados preencheram o formulário online disponível no link da bio no Instagram da prefeitura ou compareceram pessoalmente à sede da Secretaria de Agricultura, na Quadra 50, Lotes 1 e 2, Centro.

O curso tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos essenciais dos produtores para garantir a melhor qualidade de seus produtos. A formação faz parte das regulamentações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária, Ciência e Tecnologia, Marcos da SUCAM, ao conquistar o selo de qualidade do SIM, os produtores terão acesso a uma ampla rede de comércio local, proporcionando maior visibilidade e oportunidades para seus negócios. Portanto, é uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos e fortalecer o setor agrícola do município.

Durante o curso de Boas Práticas de Fabricação, serão abordados diversos temas, como higiene pessoal, limpeza e desinfecção de instalações, controle de qualidade, rastreabilidade de produtos, entre outros. Os participantes terão a chance de compreender as diretrizes municipais que regem as Boas Práticas de Fabricação, bem como suas aplicações práticas no cotidiano de trabalho.

“A participação de todos é fundamental para promover o desenvolvimento e garantir alimentos de qualidade para nossa comunidade”, ressaltou o secretário de Agricultura.

O Serviço de Inspeção Municipal é um sistema de controle sanitário que assegura a qualidade dos alimentos produzidos e comercializados no município. Para obter o SIM, as empresas precisam atender a requisitos de higiene, manipulação de alimentos e controle de processos.

A aquisição do SIM traz diversos benefícios para as empresas. Em primeiro lugar, permite que elas atuem de forma regularizada e legalizada, garantindo a confiança dos consumidores e a entrada em novos mercados. Além disso, o SIM é um selo de qualidade que confirma o compromisso das empresas com a segurança alimentar, gerando valor agregado aos produtos agrícolas do município.