Cidade Eclética,  Santa Rosa e Pontezinha recebem poços artesianos

Somente na Cidade Eclética, para garantir atendimento contínuo em UBS, perfuração de poço representa economia anual de  R$ 50 mil

Por Kleber Karpov

A prefeitura de Santo Antônio do Descoberto instalou, na última semana, dois poços artesianos. Um, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Cidade Eclética. Outro foi perfurado em Santa Rosa, para atender a comunidade local. E, nessa semana, um terceiro deve ser perfurado para atender aos produtores rurais de Pontezinha com água potável.

De acordo com a Secretária municipal de Saúde, Antônia Eliane, o poço artesiado instalado na UBS de Cidade Eclética deve garantir o atendimento contínuo à comunidade e gerar economia ao município.

A gestora explicou que na concepção do projeto arquitetônico faltou a previsão da perfuração do poço artesiano, uma vez que a região não dispõe de rede de água. Com isso o funcionamento da UBS estava refém do recebimento de água, por meio de carro pipa, ou de fornecimento de outro poço, da Cidade Eclética, algo que custaria caro ao município.

“A comunidade da Cidade Eclética é servida de água com outro poço artesiano, e nos fizeram uma proposta de pagar R$ 13, por atendimento realizado na UBS. Como temos uma média mensal de 364 atendimentos na unidade, isso  daria quase R$ 5 mil.” disse.

Carro Pipa

Ainda segundo Antônia Eliane, a Secretaria de Saúde abastecia a UBS, com água, por meio de carro pipa, ao custo semanal de R$ 200. Porém, de acordo com a gestora, a quantidade nem sempre era suficiente, o que ocasionava a suspensão dos atendimentos na unidade médico e odontológico.

“Já houve casos em que a água enviada pelo carro pipa não foi o suficiente e com isso a UBS chegou a ficar sem atendimento por falta de água, e teve que suspender os atendimentos.”, explicou.

Disponibilidade e economia

Dessa forma a secretaria de Saúde optou pela perfuração do poço artesiano. “Fizemos a licitação e a perfuração do poço ficou em R$ 20 mil. Nós investimos o que gastaríamos  em apenas quatro meses se usássemos a água da Cidade Eclética, para resolver o problema da falta de água na UBS de forma definitiva e, só vamos ter um gasto, a cada dois ou três meses, para realizar o tratamento da água, ao custo de R$ 400.”, explicou.