Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto Transforma a Saúde: Investimentos, Renovação e Modernização

Foto: Denner Nunes

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), fortaleceu significativamente a área da saúde com investimentos expressivos. Mais de R$ 1.6 milhão foram destinados à aquisição de equipamentos essenciais para o Hospital Municipal, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Reabilitação, incluindo a retomada de obras paralisadas em gestões anteriores.

A renovação da frota da saúde foi uma medida impactante, melhorando as ocorrências e atendimentos aos moradores. Essa renovação envolveu a aquisição de uma Van, Fiorino, Fiat Argo, Spin, Onix, Ford Ranger, uma Ambulância tipo “A” e uma ambulância do tipo “B”.

No ano de 2021, Santo Antônio do Descoberto se destacou na vacinação contra a Covid-19, vacinando mais de 5 mil pessoas em 24 horas, através de um mutirão realizado na praça do Santuário. O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) julgou regulares as contas de gestão da Saúde referentes aos anos de 2021 e 2022.

A Secretaria de Saúde também realizou entregas de diversos equipamentos, contemplando o Hospital, o Centro de Reabilitação, o CEO, SAE/CTA e o CAPS. Reformas foram efetuadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Setores de Mansões Bittencourt, Parque Santo Antônio e Cidade Eclética. Além disso, a UBS do Morada Nobre foi finalizada e inaugurada, assim como o Posto Estratégia Saúde da Família (ESF) 07, abandonado por gestões anteriores.

Dentre os investimentos, destaca-se a retomada das obras para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Setor de Mansões Bittencourt, após mais de 12 anos de espera. O Programa Saúde Inteligente foi introduzido como uma transformação completa na gestão da saúde pública, visando modernizar o setor por meio de tecnologia e gestão ativa.

Através do programa Brasil Sorridente, a prefeitura recebeu uma van odontológica equipada com tecnologia de ponta, destinada a atender regiões mais distantes do centro da cidade. Adicionalmente, ocorreu a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), incluindo uniformes para a Samu, equipamentos para os Agentes de Combate às Endemias, uniformes completos para a equipe de Saúde e para os Agentes Comunitários de Saúde do município.