Secretaria de Saúde realiza evento de combate a sífilis em Santo Antônio do Descoberto

Após sintomas iniciais, doença pode evoluir de forma silenciosa e se manifestar, meses ou anos depois, em estado avançado

Por Kleber Luiz

No sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto (SMS) realizou o evento do Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita. As equipes do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizaram palestras o promoveram a orientação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a presença da infectologista, Sonia Geraldes, além de realizar testes rápidos para detecção da doença e distribuição de preservativos.

De acordo com a coordenadora do CTA, a biomédica, Jacilene Ângelo, cerca de 300 pessoas receberam instruções sobre os cuidados para se prevenir contra a sífilis, além de realizarem o teste rápido para detecção da doença.

Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Além da transmissão por meio de relação sexual sem camisinha, por uma pessoa infectada, a doença também pode ser transmitida por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

Sintomas

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais, além de caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após a prática de sexo desprotegida, com alguma pessoa que esteja infectada.

A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, as feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

Após algum tempo, variável de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, por meses ou anos, o que pode passar uma falsa impressão de melhora. Porém, a doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves com quadros de cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos,  o que pode inclusive, levar à morte.

Prevenção

A utilização da camisinha, nas relações sexuais, além do correto acompanhamento durante a gravidez, são meios simples, confiáveis e baratos para se prevenir contra a sífilis.