Presépio sustentável é instalado na entrada da cidade

Embora simples, vale ressaltar que projeto visa importância da sustentabilidade e qualidade de vida

A Secretaria de Infraestrutura Obras e Planejamento (SIOSP) instalou, na última semana, na Praça da Igrejinha, um presépio sustentável, produzido a partir de material reciclável. O objetivo, é expor a decoração natalina, mesmo simples, sem gerar gastos para os cofres públicos, uma vez que a cidade, neste momento, precisa de investimentos em outros setores.

A ideia, de um dos funcionários da SIOSP, foi abraçada por todos os colegas e, produzidas em poucos dias, em momentos em que as equipes estavam impedidas de trabalhar em operações nas ruas, por causa das chuvas, e até mesmo, fora do horário de expediente de trabalho.

Uma vez que o trabalho de reciclagem é realizado com lixos e restos de materiais descartados, o intuito da SIOSP é conscientizar a população que muito que se joga fora pode ser reaproveitado.

De acordo com a secretária de Obras, a SIOSP passou a produzir lixeiras, a serem distribuídas em pontos de grande movimento no município, a partir de pneus recolhidos das bocas de lobo, durante as desobstruções de bueiros e limpeza de córregos.  E, também que, além de deixar livre as passagens de águas pluviais e, consequentemente, diminuir as enchentes nas áreas de risco, também ajuda a reduzir o lixo jogado nas ruas.

A Secretaria lembra ainda que a adoção de práticas sustentáveis, com a utilização de materiais recicláveis, além de ajudar na infraestrutura da cidade, também pode ser utilizada em outras frentes, a exemplo da produção artesanal.